Notícias Top Destaque

Luta pela saúde jataiense: Dezenas de pessoas se manifestaram em frente ao Hospital das Clínicas no último sábado

Foto: Vânia Santana
Desde o início do ano, o Hospital das Clínicas tem enfrentado dificuldades para se manter com a falta de insumos e a precariedade no atendimento...

No último sábado (19), dezenas de cidadãos jataienses se reuniram na porta do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, para exigir melhorias na saúde pública do município.

Desde o início do ano, o Hospital das Clínicas tem enfrentado dificuldades para se manter, por conta da falta de insumos e da precariedade do atendimento, e a Unidade de Pronto Atendimento foi fechada.

Sob as frases, “Prefeito Vinícius Luz, cadê os R$ 95.000.000 da saúde?”, “Saúde é essencial, flores é paliativo”, “a CPI da Saúde está esquecida”, “grávidas no HC é motivo de desespero”, cartazes foram levantados para protestar contra a atual gestão municipal.

Foto: Vânia Santana

Edinalva de Araújo Santos, que perdeu o bebê no Hospital das Clínicas na última semana, esteve presente e afirmou: “Está difícil aqui, a gente vem para o hospital precisando, passa muito tempo aí dentro e no final das contas não resolve nada. Tem que protestar! […] Vamos ver se muda o atendimento, se tem médicos. Espero que mude para que outros não passem pelo que eu passei, alguma coisa tem que ser feita.”

Foto: Vânia Santana

O vereador Major David Pires também estava no movimento e comentou: “esse ato aqui é pela péssima gestão da saúde em Jataí, onde tem ceifado vidas e infelizmente o Poder Executivo continua inerte e não faz o seu dever de casa. Está faltando insumos e remédios ainda. […] O chefe do Executivo fabrica crises para poder dizer que nós estamos com uma crise financeira. O Município de Jataí nunca arrecadou tanto, no ano passado foram R$ 325 milhões. A população clama, e este é um momento de mostrar que a sociedade não está parada deixando acontecer conforme ele planta na mídia.”

Ele ainda ressaltou que as investigações da CPI da Saúde continuam de pé para averiguar possíveis situações de irregularidades.

Ademais, Rubens Quirino, cidadão jataiense, explicou que a ideia do movimento surgiu a partir da indignação das pessoas nos grupos de WhatsApp: “Ultimamente vem acontecendo aqui no Hospital das Clínicas alguns fatos desagradáveis. É muito dinheiro que se investiu no HC em 2018 pelas falhas que tem no atendimento. Não tem insumos, os fornecedores estão sem receber, vários funcionários foram despedidos, salários estão atrasados. Então, nos reunimos para fazer essa manifestação pacífica e ordeira hoje aqui na porta do Hospital das Clínicas.”

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jataí deve emitir uma nota sobre o assunto nesta segunda-feira (21), mas até o momento de fechamento desta reportagem, a nota não foi emitida.

Larissa Pedriel
Fotos: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?