Agora é Lei Top Geral

Agora é Lei : Pessoas com HIV/Aids aposentadas por invalidez não precisarão mais fazer a reavaliação pericial do INSS

O auxílio doença já é um comprovante da degradação da saúde

Em norma promulgada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), publicada no Diário Oficial da União, afirma que pessoas com HIV/Aids, aposentadas por invalidez, não precisarão fazer a reavaliação pericial do INSS.

Previamente a proposta havia sido rejeitada pelo Congresso, com veto total ao Projeto de Lei do Senado (PSL) 188/2017, aprovado no mês de abril.

A proposta tem como fundamento e baseia-se no fato de que a pessoa aposentada por invalidez já vivenciou inúmeros períodos de auxílio doença, situação que comprova a degradação da saúde, além de atestar a irreversibilidade de tal situação.

A Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos foi que propôs o texto, uma vez que visa e tem como princípio a luta por direitos iguais daqueles que convivem diretamente com o HIV/ Aids.

Foi um projeto apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), fazendo as vezes de substitutivo, quando aprovado, do Senador Romário (PODE-Rj).

Carolina Craveiro Carvalho
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Abrir conversa
Precisa de ajuda?