Dia 11 de setembro foi o Dia Nacional do Cerrado e como forma de comemorar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez uma série de ações relacionadas à preservação do meio ambiente...

Dia 11 de setembro foi o Dia Nacional do Cerrado e como forma de comemorar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez uma série de ações relacionadas à preservação do meio ambiente. As ações tiveram início antes do dia 11 e terminaram no dia 16, sexta-feira com a distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado.

A distribuição aconteceu ao lado do Ginásio de Esporte Vamprê Rodriges Vilela (Vilelão) e foi uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com projetos das empresas Raízen e Granol. “Sempre Verde” é um projeto permanente da Raízen que produz mudas de espécies nativas do cerrado com sementes selecionadas, no viveiro da própria empresa. Além de distribuir as plantas em parceria com a Secretaria, a empresa faz também o plantio das mudas em áreas próximas aos córregos da cidade. A Granol participou com o projeto “Água e Óleo Não Se Misturam”. Nesse projeto, quem levasse 4 litros de óleo usado, pegaria em troca um 1 litro de óleo limpo. O óleo sujo é reencaminhado para a Refinaria Anápolis para ser transformado em biodiesel.

Outra ação promovida no mesmo dia foi a coleta de pneus usados que foram encaminhados para São Paulo para serem reciclados. Além disso, ocorreram palestras e conversas em escolas para despertar nas crianças o interesse em cuidar do meio ambiente.

Como o lema “Abrace uma árvore e plante água” a intenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é reforçar a importância do bioma cerrado e da manutenção da flora como forma de melhorar a vida da comunidade também. Vale a observação de que cada muda levada deve ser bem cuidada e que a distribuição, já feita em outros locais, poderá acontecer novamente em outros pontos da cidade.

Quem não pode ir na distribuição de sexta-feira e tem interesse em adquirir as plantas, o trabalho de entrega de mudas é realizado na Secretaria diariamente. Pode-se encontrar espécies nativas como jenipapo, jatobá, sangra d’água, ipês, ingás, frutíferas do cerrado, pequi, boca boa, mangaba, entre outras, que podem ser plantadas nos quintais das casas ou em áreas verdes próximas aos córregos.

Entrega de mudas (9)Entrega de mudas (8)Entrega de mudas (7)Entrega de mudas (6)Entrega de mudas (5)Entrega de mudas (4)Entrega de mudas (3)Entrega de mudas (1)Entrega de mudas (2)Entrega de mudas (10)Entrega de mudas (11)Entrega de mudas (12)

Neila Coutinho – Fotos: Alex Alves / Vânia Santana
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE