Cães & Cia Colunistas Top Panorama

A síndrome da disfunção cognitiva em cães e gatos idosos

A síndrome da disfunção cognitiva (SDC) é uma doença neurodegenarativa progressiva que afeta cães e gatos idosos, também chamada de “demência canina ou felina”...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O aumento na expectativa de vida de cães e gatos já é uma realidade na clínica de pequenos animais e traz novos desafios ao médico veterinário.

Animais geriátricos necessitam de cuidados especiais, pois há uma redução nas funções fisiológicas, depressão do sistema imune e degenerações orgânicas, assim como em humanos. Esses velhinhos já apresentam alterações na percepção, menor resposta a estímulos e declínio na capacidade de aprendizado e memória. Alguns animais apresentam pouca ou nenhuma mudança comportamental com o envelhecimento, já outros desenvolvem um envelhecimento cerebral patológico.

A síndrome da disfunção cognitiva (SDC) é uma doença neurodegenarativa progressiva que afeta cães e gatos idosos, também chamada de “demência canina ou felina”. A SDC pode ser comparada à doença de Alzheimer em humanos. Essa doença tende a afetar cães a partir dos onze anos, dependendo da raça. E em gatos à partir de 15 anos de idade.

Os sinais mais comuns são desorientação, olhar fixadamente para um local, ficar preso em lugares sem conseguir sair e andar compulsivo; alterações na interação com contato reduzido com os membros da família e o não reconhecimento deles; alterações do ciclo de sono-vigília e os cães ficam acordados à noite, podendo chorar, vocalizar arranhar o chão e acordar os proprietários; perda do treinamento higiênico que incluem micção e defecação em locais inapropriados sem causas médicas que justifiquem o comportamento.

Não existe tratamento para a doença, mas sim tratamento para dar qualidade de vida ao paciente. Podem ser feitas mudanças na alimentação, ambiente, alguns medicamentos tratando a sintomatologia. É necessário que nesse período haja muita paciência, carinho e dedicação do proprietário para com seu animal velhinho. O importante é nunca abandonar quem jamais abandonaria você.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.