“DIGNO DE PREOCUPAÇÃO GLOBAL”: NOVA CEPA DA COVID-19 ALERTA O MUNDO
O governo do Maranhão anunciou, na manhã desta quinta-feira (20), os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante do coronavírus detectada na Índia. A cepa foi identificada em tripulantes do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado e que saiu da África do Sul. A tripulação está isolada, e o navio não tem permissão para atracar no Brasil.
Trata-se do primeiro caso da cepa indiana no Brasil – a Índia acaba de se tornar o país com mais mortes diárias por Covid-19 no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante está sendo classificada como um tipo digno de preocupação global. A linhagem predominante da cepa B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020 e, segundo pesquisas preliminares, ela tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus.
A variante indiana B.1.617 possui três versões, com pequenas diferenças (B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3), descobertas entre outubro e dezembro de 2020. As três versões apresentam mutações importantes nos genes responsáveis por conectar-se aos receptores das células humanas e dar início à infecção.
O Ministério da Saúde havia disparado, no dia 17, um alerta para os três estados do Sul sobre a aproximação da nova cepa indiana do Coronavírus, detectada na Argentina, país que faz fronteira com a região, no entanto, os primeiros casos vieram pelo norte.
Especialistas de saúde afirmam que o momento é de grande cautela e alertam para a necessidade de cuidados redobrados para evitar novos colapsos no sistema de saúde, como o de Manaus em 2020, quando uma nova cepa multiplicou os casos na capital amazonense.
Por Estael Lima
Foto capa: Reprodução CNN
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:

