Oleosa, seca, madura, mista… Existem diferentes tipos de tez. Sabemos muito bem das dificuldades de mantermos essa região do nosso corpo bem cuidada. Quando falamos de cútis seca, em particular, não é com qualquer produto que ela pode se beneficiar. Junto aos dermocosméticos voltados para essa função, a maquiagem aplicada no rosto também deve ser específica para esse tipo de pele.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama
É crucial identificar algumas fórmulas que funcionam para a tez seca. Você pode fazer isso detectando as substâncias recomendadas para o seu caso. Às peles secas, os dermatologistas indicam, geralmente, itens hidratantes, como o ácido hialurônico. “Umectantes e emolientes são bons ingredientes para peles secas”, falou a dermatologista Deanne Robinson ao portal Byrdie. “Os umectantes atraem água para a pele. Alguns dos mais comuns são glicerina, ácido hialurônico e ureia”, completou.
A especialista acrescentou que os emolientes são responsáveis por suavizar a área e selar a umidade, sendo dois deles o óleo mineral e a lanolina. “Use-os com cuidado se você também estiver propenso a espinhas”, alertou a médica.
A seguir, confira cinco ingredientes presentes na maquiagem que você deve evitar se tiver pele seca, segundo os dermatologistas:
1 – Álcool
De acordo com a dermatologista Rhonda Klein, o álcool pode aparecer nos produtos de formas diferentes, como “álcool SD, álcool desnaturado ou álcool isopropílico”, e o que há de comum em cada um deles é que todos ressecam a cútis.
“Muitas vezes, você o encontrará em uma etiqueta de maquiagem que também apresenta benefícios como secagem rápida ou acabamento fosco”, ensinou a especialista.
Vale incluir que o álcool é o estopim para problemas dermatológicos, como eczema, rosácea e psoríase. Shari Sperling, que também é dermatologista, concorda, descrevendo o ingrediente de “secante e irritante”.
2 – Fragrâncias
Sintéticas ou naturais, as fragrâncias estão quase sempre presentes em nossos produtos de beleza. O intuito é válido: torná-los cheirosos. Mas esses perfumes podem ser prejudiciais caso sua pele seja sensível ou seca — sim, eles são irritantes!
Os três dermatologistas entrevistados pela Byrdie sugerem evitar o uso de cosméticos que contam com fragrâncias em suas fórmulas, independentemente de qual for o tipo de pele. “As fragrâncias podem irritar a pele seca e estimular o eczema”, argumentou Rhonda Klein.
3 – Parabenos
Quando se fala em beleza limpa, logo descartamos o termo parabenos de nossa rotina de beleza. O problema é que, raramente, a palavra está bem clara nos rótulos.
Resumindo, os parabenos são conservantes e ingredientes sintéticos acrescentados em produtos para prolongar sua vida útil. Com isso, as chances são de entrarmos em contato com essas substâncias diariamente. Conforme expôs o dermatologista Adarsh Vijay Mudgil, eles também são irritantes para a derme seca, simplesmente porque quem apresenta a tez seca é mais propenso a irritação e alergia.
4 – Ácido glicólico
Outro item que pessoas com pele seca devem manter distância, segundo o profissional, é o ácido glicólico, um esfoliante químico geralmente usado para reduzir e limpar cravos e poros entupidos. Apesar da recomendação geral de eliminarmos as células mortas regularmente, esse grupo de indivíduos não deve contar com o ácido glicólico em sua rotina de skincare.
5 – Ácido salicílico
O ácido salicílico é comumente encontrado em dermocosméticos comercializados para pessoas com pele oleosa e com tendência a acne. Entretanto, para os dermatologistas Adarsh Vijay Mudgil e Deanne Robinson, esquivar-se de maquiagens com a presença desse ingrediente, caso sua tez seja seca, é uma excelente alternativa. O motivo? Ele pode levar a ainda mais secura. “O ácido salicílico pode secar e é frequentemente usado no combate a condições de pele oleosa, como acne”, esclareceu Deanne Robinson.
Por Rafaela Amaral, Claudia Meireles
Foto: Pexels
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br