O método conhecido como Bioimpedância ou Impedância Bioelétrica (BIA) baseia-se na condução de uma corrente de baixa intensidade pelo corpo da pessoa. Dessa forma, tem como objetivo mensurar o quanto de massa gorda e magra o indivíduo possui, ou seja, é uma análise da quantidade de água, músculo e gordura no corpo de cada um.
Por isso, ao analisar os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando, por exemplo, se a pessoa está inchada ou se realmente é excesso de peso. Além disso, por meio deste método é possível fazer uma avaliação nutricional de pacientes com inúmeras doenças, como aquelas cardiovasculares, dislipidêmicas e diabéticas, por exemplo, que comprometem a estrutura corporal e a nutrição.
Quer emagrecer? Conheça o suplemento CELLULEM PRO 32
De acordo com o Consenso Latino Americano de Obesidade, este método foi considerado como apurado para avaliação da composição corporal. Além disso, a BIA é um procedimento não invasivo, rápido, com boa sensibilidade e indolor, em que uma corrente elétrica de baixa amplitude passa pelo corpo por meio de dois pares de eletrodos adesivos colocados na mão e no pé direito. Dessa forma, quanto maior o percentual de gordura, maior será a dificuldade para que a corrente atravesse o corpo. Por isso, por meio da Bioimpedância é possível saber com precisão o peso, a massa de músculo esquelético, massa de gordura corporal, água corporal total, IMC e outros componentes que auxiliarão o nutricionista a programar melhor a alimentação e os exercícios físicos para cada indivíduo.
Visando apresentar as novidades na área de saúde e bem estar à população jataiense, o site Panorama foi testar esse método que está revolucionando o treino nas academias. Para tanto, Vânia Santana, nossa fotógrafa, fez a avaliação de bioimpedância na Clínica Renovare com a nutricionista Ana Beatriz Maluf.
De acordo com a nutricionista, por meio deste método é possível detectar a massa, o percentual de gordura e nível de gordura visceral, além de precisar quantos quilos de músculo a pessoa possui e quantidade de água corporal e outros parâmetros importantes para a saúde e que podem aperfeiçoar o treino na academia e aprimorar a dieta.
O resultado da bioimpedância realizada por Vânia consistiu nos seguintes valores: 37 litros de água no corpo, sendo o ideal entre 32,2 até 39,6 litros. 10 quilos de proteína no corpo, sendo o ideal entre 8,7 até 10,6 quilos. 3,68 quilos de minerais no corpo, sendo o ideal entre 3 e 3,66 quilos. 19,9 quilos de gordura, sendo o ideal entre 12,7 a 20,4 quilos. O peso no dia do exame foi de 71 quilos, com valores ideais entre 54,1 e 73,1 quilos. Desses 71 quilos no total, 28 quilos são músculos. O índice de massa corporal (IMC) encontrado foi igual a 23, sendo que o limite é até 25, ou seja, também está normal. Por fim, o percentual de gordura foi de 28, sendo que o valor de referência para mulher é de 18 a 28%, além disso, o nível de gordura visceral encontrado foi de 9, o que está no limite aceito. Este valor pode ser melhorado com dieta, reeducação alimentar e exercícios, conforme ressaltou a nutricionista. Ainda segundo Ana Beatriz Maluf, o ideal é realizar a bioimpedância a cada 2 ou 3 meses, sendo feita primeiramente no início dos treinos ou da reeducação alimentar.
Em Jataí, venha fazer uma avaliação corporal pelo método da Bioimpedância na Clínica Renovare com a nutricionista Ana Beatriz Maluf – CRN 2367. Telefone: 3636-6523.
Ana Beatriz Maluf – CRN 2367 (Clínica Renovare)
(64)3636-6523
Pça Dom Germano, 39 Centro – Jataí/GO
Rosana de Carvalho / Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa