Vasos de plantas fora de casa estão sendo alvos de furto e vandalismo em Jataí

Notícias

Decorar as portas de casa e os canteiros públicos está saindo caro. Nos últimos meses, vários casos de furto e vandalismo de vasos de plantas estão sendo denunciados nas redes sociais e grupos de mensagens.

O caso mais recente aconteceu no último sábado (27), quando vasos ornamentais produzidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, que enfeitavam o canteiro central no cruzamento das ruas Joaquim Caetano e Miranda de Carvalho, no Setor Antena, foram completamente destruídos.

A Prefeitura de Jataí deixou claro em seu site oficial: “a administração municipal não poupará nenhum vândalo que desrespeite o patrimônio dos jataienses.”

Porém, não só canteiros públicos estão sendo prejudicados. A proprietária de um pequeno estabelecimento comercial, o qual teve os vasos roubados recentemente, conta:

“Adquiri o par de vasos pra ornamentar a porta do meu comércio, um dia, ao sair de casa, não tinha mais nada. Provavelmente era mais de uma pessoa, porque os vasos eram pesados. Muito desanimador viver numa sociedade em que as pessoas não respeitam nem um simples ornamento, que além de tudo, deixaria nossa cidade bem mais bonita.”

Vale destacar que o crime de dano, no primeiro caso ao patrimônio público, previsto no artigo 163 do Código Penal (CP), tem pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

Também, o crime de furto, como no segundo caso, é previsto no CP com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei ainda prevê aumento de pena para quem comete o crime durante a noite.

Além disso, quem comprar objeto roubado, também pode ser penalizado: “Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte:Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.”

Larissa Pedriel
Foto capa: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
portalpanorama.not.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.