Atualmente, quando o teste para alguma dessas doenças dá positivo, o paciente já é encaminhado para orientação e tratamento em uma unidade de saúde...

Por meio de recomendação emitida nesta terça feira (15), o Conselho Federal de Medicina orienta que todos os médicos incluam testes para HIV, sífilis e hepatites B e C nos pedidos de sangue feitos em consultas normais e por médicos de qualquer especialidade. O objetivo com isso é derrubar os tabus que ainda persistem em relação a estas enfermidades e antecipar o diagnóstico.

Como se trata de uma orientação e não uma determinação compulsória, os pacientes podem recusar o pedido. Da mesma forma, os médicos não são obrigados a tocar no assunto, porém o Conselho espera que haja grande adesão dos profissionais em relação a esta orientação.

Como os testes para HIV, sífilis e hepatites B e C podem ser feitos na rede pública de saúde, a sua realização não representará outros custos ao paciente. Com estas medidas, o Ministério da Saúde espera avaliar o número real de pessoas infectadas por estas enfermidades, já que o órgão estima que 150 mil brasileiros sejam portadores de HIV sem tomar conhecimento.

Atualmente, quando o teste para alguma dessas doenças dá positivo, o paciente já é encaminhado para orientação e tratamento em uma unidade de saúde e a notificação dos casos ao governo é obrigatória.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE