Foto: Internet

Comer antes do treino faz toda a diferença no rendimento. Descubra o que comer, quando comer e o que evitar...

Segunda-feira é dia de finalmente concretizar aquela velha promessa de voltar a praticar exercícios. E nós, do Portal Panorama, te ajudamos nessa.

Muitas pessoas têm a falsa concepção de que é melhor se exercitar sem comer previamente. Os especialistas, no entanto, recomendam a alimentação antes da prática de exercícios, especialmente se o treino for pela manhã.

“Você acaba passando por um período de privação de energia e o organismo tende a buscar essa energia em outras partes do corpo”, aponta a nutricionista Débora Copelli de Lima. Assim, comer antes da atividade ajuda na queima de gordura e preservação da massa magra.

Para fornecer a energia necessária ao corpo, nutricionistas indicam os melhores alimentos a serem consumidos antes dos exercícios. Mas atenção, a quantidade varia com a hora do dia e a intensidade da atividade física.

1. Frutas

“As frutas são as melhores opções de refeição pré-treino, pois além das vitaminas, irão oferecer energia (glicose) imediata para o exercício”, conta Bruna Gardim, nutricionista da Endoclínica São Paulo.

Maçã, pêra, ameixa, cereja e melão são as frutas ideias para quem vai praticar atividade física de média ou longa duração. Isso porque, elevam a glicemia lentamente, oferecendo uma fonte de energia prolongada ao corpo e evitando uma fadiga repentina.

Porém, todas as frutas oferecem benefícios aos praticantes de exercícios, especialmente as ricas em potássio, como a banana, que evitam câimbras.

2.Carboidratos facilmente digeridos

Batata doce, grão de bico, mandioca e cereais, todos de fácil digestão e com índice glicêmico moderado. Se optar por incluir arroz e macarrão na dieta, prefira os integrais.

3. Carnes brancas

São fontes de proteínas mais leves e que contém pouca quantidade de gordura. Por isso, peixe e frango são excelentes refeições pré treino. Não são tão gordurosas e possuem menos colesterol ruim, facilitando a digestão e evitando mal estar.

Quando fazer a refeição?

O ideal é se alimentar uma hora antes da atividade física, para dar tempo de gerar a energia necessária ao corpo.

O que NÃO comer de jeito nenhum

Alimentos altamente processados e gordurosos devem ser evitados. Aqueles ricos em gordura animal, como salame, mortadela e queijos, também devem ficar de fora, pois têm digestão lenta e podem causar desconforto físico, atrapalhando o rendimento.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Fonte da entrevista: M de Mulher
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE