Uma matéria exibida no programa Sucesso no Campo, apresentado por Fabélia Oliveira, abordou sobre o problema dos percevejos. Empresas têm feito diversos trabalhos para orientar o produtor rural no sentido de prevenir esta praga e evitar os prejuízos gerados. Um exemplo é a parceria feita entre a
Bayer e CroScience, com o intuito de dar suporte aos agricultores assim como abordar o manejo inteligente do percevejo.
De acordo com a pesquisadora da UNIRV, Jurema Rates, o percevejo se alimenta do grão pronto da soja, por isso não a desfolha, sendo difícil de ser percebido pelo produtor. Dessa forma, os prejuízos podem ser muito grandes com essa praga, afirma também a mesma.
Para os agricultores, quanto mais informação e suporte tiverem, melhor será o combate contra esta praga. Segundo o produtor rural João Tombini, o percevejo causa grandes prejuízos, mas as empresas têm investido em novos produtos, até mesmo por conta do meio ambiente, e estão conseguindo dar segurança ao produtor.
Ainda segundo com a pesquisadora Jurema, o período mais adequado para se fazer o controle é a partir do momento em que a soja chegou ao final da fase vegetativa e emitiu sua primeira flor. A partir daí, o agricultor deve ficar atento, sendo que a parte mais crítica é do enchimento dos grãos.
Portanto, além das tecnologias e inovações, é somente por meio do conhecimento técnico e do manejo inteligente que será possível combater com eficácia esta praga, diminuir os custos e aumentar a produtividade das lavouras de soja.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa