Resultados de recursos para atendimento e nome social disponíveis

Resultados de recursos para atendimento e nome social disponíveis

2 meses atrás 0 Por Mayara Ferreira de Araújo

Os resultados dos recursos referentes ao atendimento especializado e tratamento por nome social no Encceja 2022, foi divulgado pelo Inep, na última sexta-feira (17). Os inscritos podem conferir se as solicitações foram aceitas, por meio do sistema do exame. O Inep aplicará as provas do Encceja 2022 para o ensino fundamental e médio no dia 28 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.

Para acessar algumas das principais informações sobre a participação no exame, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação, e clicar em “Avançar”.

Em seguida, é preciso clicar em “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Encceja

A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos, no caso do ensino médio, na data da realização do exame.

O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, ele estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os Institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Entre outras finalidades, o Encceja também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br