Receita do ‘Porco no Tacho’ é atração em festa de Jataí

Notícias Top Geral

A receita do “Porco no Tacho”, famosa entre os gaúchos que moram em Jataí, no sudoeste do estado, é o prato principal de uma festa católica realizada na cidade.  Para o preparo da iguaria, que leva dois dias e mais de 250 quilos de carne suína, os homens da comunidade colocam a mão na massa.

Primeiro a carne é cortada com a ajuda de uma máquina e depois os pedaços são temperados com sal. Em seguida, a mistura é colocada em sacos, que são armazenados em um freezer até o dia seguinte. No momento do preparo, a carne é frita em um tacho com óleo bem quente.

Segundo os moradores, a receita foi criada por acaso. Um agricultor que preparava uma refeição para a família esqueceu a carne no fogo e ela passou do ponto. Na tentativa de corrigir o erro, ele acabou criando o prato. “Ele errou quando estava fazendo o porco cozido. Ele apurou demais, aí colocou um pouco de tempero e virou a receita”, contou o também agricultor Antonio Luiz Monteiro.

A carne fica cerca de três horas no tacho e, quando está bem frita, toda a gordura é retirada. Para agregar mais sabor, é acrescentado tomate, batata, cebola, pimentão, cenoura, alho e pimenta. Depois, é só cobrir com água e deixar cozinhar.

Ingredientes:

– Carne de porco em cubos
– Sal a gosto
–  Tomate picado
– Batata picada
–  Cebola picada
– Pimentão verde picado
– Pimenta dedo de moça a gosto

Fonte: G1 / Foto: Reprodução TV Anhanguera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.