Foto: Freepik/Fabrikasimf

Planejar, pesquisar, criar alerta em sites de viagens, fugir da alta temporada e buscar horários alternativos são algumas orientações.

Nos últimos meses, quem teve planos de viajar de avião precisou olhar para o alto. Os preços das passagens aéreas registraram um aumento de 6,02% de janeiro a março conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A alta nos preços fez com que muitos brasileiros acreditassem que viajar de avião é algo que dói no bolso, mas nem sempre precisa ser assim. É possível encontrar passagens aéreas baratas e garantir o voo para conhecer o destino dos sonhos ou reencontrar aquela pessoa querida que mora longe.

Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o segredo para economizar é o planejamento. Programar-se com antecedência é uma das formas mais eficientes de garantir os melhores preços, seja para uma viagem nacional ou internacional.

A associação oferece outras dicas que podem ser fundamentais para encontrar passagens mais econômicas, tais como realizar uma boa pesquisa, criar alerta em sites de viagens, fugir de períodos de alta temporada e buscar horários alternativos, por exemplo.

Realize uma boa pesquisa

A primeira dica da Proteste é realizar uma pesquisa sobre os valores disponíveis. Segundo a associação, o mesmo destino pode custar valores diversos de uma companhia para a outra, sendo assim, utilizar sites de busca de passagens aéreas pode ser um diferencial para encontrar os melhores preços.

No entanto, antes de realizar a compra dos bilhetes, a recomendação é verificar o valor dos voos também nos sites das companhias aéreas, pois, em alguns casos, pode estar ocorrendo alguma promoção sazonal, que fará o valor sair mais em conta.

Fuja de períodos de alta temporada

Outro ponto destacado pela associação é a flexibilidade em relação à data da viagem. Ao planejar o passeio, muitas pessoas se mantém fixas a um dia específico, que pode coincidir com a alta temporada.

A Proteste orienta fugir de datas próximas a férias escolares e feriados, pois são momentos em que a procura por viagens é alta. A dica da associação é investir em dias perto da data inicial ou buscar por passagens em outros períodos.

Busque horários alternativos

Assim como as datas, os horários também podem ser decisivos para uma boa economia nas passagens aéreas. Segundo a Prosteste, voos em horário comercial costumam ser mais procurados e, por esse motivo, apresentam valores mais altos. Sendo assim, a dica é apostar em viagens de madrugada, ao anoitecer ou bem cedo pela manhã.

Considere voos que possuam conexões

Ao buscar por passagens aéreas é bem comum que a preferência seja por voos diretos, para evitar o cansaço e diminuir o tempo de viagem. No entanto, conforme a Proteste, os bilhetes para voos com conexões podem apresentam valores mais atrativos que os demais.

Para quem quer economizar, optar por esse tipo de passagem pode ser uma boa pedida, mesmo que seja preciso estender a espera nos aeroportos.

Por fim, a associação aconselha ainda que os viajantes busquem por bons seguros de viagens e se informem sobre os seus direitos, para que, caso ocorra algum imprevisto, estejam bem orientados e respaldados.

Foto: Freepik/Fabrikasimf
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE