A atual situação política e econômica do país foi um dos principais temas discutidos. Mesmo com as questões sendo debatidas nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a influência disso pode ser sentida em todo o país. Como Jataí faz parte de uma região com altos índices de produção agrícola e agropecuária, saber o rumo que o país vai seguir é essencial para tomar as melhores decisões no campo.

O programa Sucesso no Campo, apresentado por Fabélia Oliveira, realizou no último dia 3 de abril, um debate com diversas lideranças do setor ruralista. Na ocasião, estiveram presentes Vitor Gaiardo, vice-presidente do Sindicato Rural de Jataí, Antônio Gazarini, produtor rural, Luciano Guimarães, vice-presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Beto Brucelli, também produtor rural, Hernane de Almeida, integrante da diretoria do Sindicato Rural de Caiapônia, Ionaldo Morais Vilela, presidente do Sindicato Rural de Mineiros, Luiz Henrique Rezende Peixoto, membro da diretoria deste sindicato e Enio Fernandes, presidente da Comissão de Cana da Faeg/CNA.

A atual situação política e econômica do país foi um dos principais temas discutidos. Mesmo com as questões sendo debatidas nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a influência disso pode ser sentida em todo o país. Como Jataí faz parte de uma região com altos índices de produção agrícola e agropecuária, saber o rumo que o país vai seguir é essencial para tomar as melhores decisões no campo.

Segundo Enio Fernandes, o produtor rural atualmente está passando por dificuldades para se planejar, ou seja, existe uma insegurança sobre o que ocorrerá nos próximos dias e isso atrapalha investimentos e planejamentos que devem ser feitos no campo. O mesmo pensa Antônio Gazarini, que acredita que a situação atual transcende a agricultura e atinge o Brasil como um todo, que acaba ficando economicamente estagnado.

Para Vitor Gaiardo, que além de produtor rural é empresário, a situação econômica é ainda pior para as empresas. Isso porque este setor vem sentindo mais diretamente o descompasso que o país enfrenta já há algum tempo, principalmente em grandes centros urbanos onde muitas empresas têm lidado com uma situação difícil inclusive com dispensa de funcionários e sem conseguir pagar toda a carga tributária.

Ao discutir sobre o posicionamento da Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, Luciano Guimarães, como produtor rural, acredita que ela deveria apoiar de forma mais coerente esta classe, visto que todo o seu percurso político até chegar ao Ministério foi alicerçada com o apoio de inúmeros produtores rurais.

Um tema bastante discutido e repudiado por todos os presentes no debate foi sobre um discurso de um dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) em um evento no Palácio do Planalto. Na ocasião, ele ameaçou realizar invasões de terras dos congressistas, de líderes do judiciário, além de casas, sob a alegação de revidar sobre a bancada da “bala”, se referindo à bancada ruralista. Para Enio Fernandes, não se pode permitir “que um país, um setor, uma sociedade, fique refém da visão de mundo de alguém”. De acordo com ele, quando uma pessoa age da forma como este dirigente agiu, fazendo ameaças contra a ordem regida, acaba destruindo a sociedade e evidencia o momento ruim que a política brasileira está passando, com muito radicalismo dos dois lados. Por conta dessa atitude, instituições como a Faeg e CNA se pronunciaram judicialmente e na mídia em repúdio às declarações do dirigente da Contag.

Esta iniciativa de Fabélia Oliveira foi bastante produtiva para a sociedade em geral, que acompanhou lideranças importantes do agronegócio de toda a região debatendo sobre assuntos políticos e econômicos relevantes a todos. De acordo com ela, espaços como este na mídia, são fundamentais para que o produtor possa se manifestar e mostrar a realidade vivenciada.

Rosana de Carvalho
Fotos: Lima
Jornalismo Portal Panorama

Sucesso no Campo – PARTE 1

Sucesso no Campo – PARTE 02

Sucesso no Campo – PARTE 03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE