Cidades Jataí Notícias Top Geral

Profissionais de eventos realizam carreata em Jataí

A mobilização tem por objetivo alertar as autoridades sobre a necessidade de retomada das atividades do setor

Profissionais de eventos de Jataí realizam, nesta quarta-feira, uma carreata que tem por objetivo chamar a atenção das autoridades para a necessidade de retomada das atividades do setor. Segundo os organizadores centenas de profissionais estão passando por graves dificuldades devido a proibição da realização de eventos gerada pela pandemia da Covid-19, que já perdura por seis meses. São garçons, seguranças, cozinheiros, floristas, decoradores, fotógrafos, maquiadores, cerimonialistas e diversos outros profissionais que atuam no ramo. 

Topy

O  setor de eventos apresenta um enorme potencial, que busca criar, divertir, informar e, por consequência, gerar emprego, renda e movimenta a economia local e nacional. Além dos empregos diretos, a realização de eventos gera movimentação de dinheiro na localidade em que as atividades são sediadas, com o aumento do turismo, maiores vendas no comércio, arrecadação de impostos, entre outros. As micro e pequenas empresas são cerca de 80% do setor, o que revela que a impossibilidade de realizar suas atividades por um período tão prolongado gera efeitos irreversíveis. 

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) desenvolveu protocolo para a retomada segura dos eventos e criou uma campanha em prol de sua implantação e da liberação das atividades, mas muitos municípios, como Jataí, ainda não liberaram a retomada do setor.  A presidente da Abeoc, Fátima Facuri alerta que “Depois das medidas emergenciais e dos protocolos, nossa prioridade agora é a retomada. Colocamos nas mídias as campanhas #estamosprontosparavoltar e aderimos à hashtag #euvivodeeventos, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o retorno dos eventos. São milhões de trabalhadores na miséria. São milhares de empresas à beira da falência. Queremos e merecemos ser vistos”.

Atualização: após reunião com autoridades do município os profissionais da área optaram por cancelar a atividade programada. Segundo informações,  partir de 21 de setembro o novo decreto permitirá a realização de eventos para até 50 pessoas. 

Por Estael Lima
Foto capa: Dan Cunha Fotografia
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

 

mm

Estael Lima

Estael Lima - Graduada e mestre em História, com ênfase em cultura e poder. Amante da comunicação e de todas as artes. Tem experiência em gestão de comunicação, relações públicas e mídias digitais. Redatora, aspirante a cronista. Como disse Simone de Beauvoir, “Não se pode escrever nada com indiferença”.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Topy
Abrir conversa
Precisa de ajuda?