Professores do curso de Medicina Veterinária da UFG desenvolvem projeto de extensão sobre saúde pública

Professores do curso de Medicina Veterinária da UFG desenvolvem projeto de extensão sobre saúde pública

Os professores do curso de Medicina Veterinária da UFG Regional Jataí Dra Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli e Dr. Daniel Bartoli de Sousa desenvolveram um grupo de estudo chamado GESP (Grupo de Estudo em Saúde Pública Veterinária) que conta com a participação de mais de cinquenta alunos do curso de Medicina Veterinária que discutem em encontros mensais, temas relacionados à saúde pública, com o incentivo dos professores para que os alunos coloquem os ensinamentos teóricos adquiridos na universidade em prol do bem comum.

A partir daí recriou-se um grupo de extensão que havia surgido primeiramente em outra instituição de ensino superior, a qual os professores Raphaella e Daniel trabalhavam em São José do Rio Preto (SP). Por meio dele, diversos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária e outros ligados à saúde abordam assuntos importantes no contexto da saúde pública e educação.

Segundo Raphaella, o grupo de extensão é voltado ao público infantil e adulto por meio de diversos tipos de mídia que são responsáveis pela conscientização da população sobre temas como zoonoses, doenças que são transmitidas pela água ou por meio dos alimentos e saneamento básico, além de outras temáticas relacionadas à saúde.

Dessa forma, dentro deste grupo surgiu o projeto “Saúde na praça” que será desenvolvido duas vezes por semestre, sendo nos meses de setembro, novembro, abril e junho. Os seus temas sempre serão relacionados com saúde pública e contando com a participação de alunos de diversos cursos além do de Medicina Veterinária e também com o apoio dos professores Daniel, Eric, Aloisio, Andreia, Alana, e Ariel, todos mestres ou doutores em diversas áreas da medicina veterinária.

Ainda sobre isso, de acordo com o professor Eric Mateus Nascimento de Paula, também do curso de Medicina Veterinária, a relação entre os cursos de graduação e à população é muito importante, pois leva o aluno a sair do contexto da sala de aula para prestar uma contribuição à sociedade.

A primeira edição do projeto “Saúde na praça” acontecerá neste sábado, dia 10, na Praça Tenente Diomar Menezes e tratará sobre a campanha de vacinação antirrábica animal que ocorrerá no próximo dia 17 de setembro. Na oportunidade, professores e alunos abordarão sobre a raiva humana e animal, os perigos dessa zoonose, formas de transmissão, sintomatologia, animais que a transmitem e vacinação, já que não existe tratamento para esta enfermidade.

Rosana de Carvalho
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.