Postos de saúde oferecem vacina contra hepatite A

As 891 salas de vacinação existentes no Estado de Goiás já estão aptas a aplicar a vacina contra hepatite A, introduzida recentemente no calendário básico de imunização pelo Ministério da Saúde. As  27.600 doses recebidas do Ministério já foram encaminhadas aos postos de saúde goianos que farão a imunização de crianças na faixa etária de um a dois anos incompletos, em dose única. O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A ao imunizar gradativamente toda a população.

Medida do Ministério da Saúde promoveu a ampliação do calendário básico de imunização ao introduzir a vacina contra a hepatite A. A partir de agora a dose passa a ser disponibilizada gratuitamente em todos os postos de saúde do País. Com isso, o calendário básico de vacinação vai contar com 14 tipos de vacinas de rotina, todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê uma dose única da vacina, a princípio. No entanto, o monitoramento da situação epidemiológica da doença no país vai mostrar se será preciso incluir uma segunda dose no calendário oficial. A hepatite A é uma doença infecciosa que é transmitida por meio da ingestão de alimentos ou água infectados com o vírus, e afeta o fígado.

Fonte: Goiás Agora

 

Share this content:

Vânia Santana

Fotógrafa há 20 anos, dedicou muito desse tempo a fotografia de eventos diversos em Jataí e região. Diretora de fotografia do Panorama, acadêmica de Marketing, há cerca de 5 anos interessou-se pela fotojornalismo e chegou a atuar no parlamento municipal prestando serviços na área de fotografia. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.