Postos de saúde oferecem vacina contra hepatite A

Saúde e Bem Estar

As 891 salas de vacinação existentes no Estado de Goiás já estão aptas a aplicar a vacina contra hepatite A, introduzida recentemente no calendário básico de imunização pelo Ministério da Saúde. As  27.600 doses recebidas do Ministério já foram encaminhadas aos postos de saúde goianos que farão a imunização de crianças na faixa etária de um a dois anos incompletos, em dose única. O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A ao imunizar gradativamente toda a população.

CAT- Saúde

Medida do Ministério da Saúde promoveu a ampliação do calendário básico de imunização ao introduzir a vacina contra a hepatite A. A partir de agora a dose passa a ser disponibilizada gratuitamente em todos os postos de saúde do País. Com isso, o calendário básico de vacinação vai contar com 14 tipos de vacinas de rotina, todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê uma dose única da vacina, a princípio. No entanto, o monitoramento da situação epidemiológica da doença no país vai mostrar se será preciso incluir uma segunda dose no calendário oficial. A hepatite A é uma doença infecciosa que é transmitida por meio da ingestão de alimentos ou água infectados com o vírus, e afeta o fígado.

Fonte: Goiás Agora

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.