Hemocentro de Jataí necessita de doações de sangue

Notícias Top Geral

Nestas férias o número de doadores de sangue caiu acentuadamente no hemocentro de Jataí e cidades como Rio Verde e Goiânia.

Em Jataí é preocupante, pois a unidade atende 12 municípios da região e o estoque de sangue está bastante distante do necessário para suprir a demanda de todos os hospitais. Hoje o hemocentro de Jataí dispõe de apenas 28 bolsas de sangue e o estoque mínimo para garantir atendimentos de urgência e emergência deveria ser de no mínimo 60 unidades. As coletas são feitas de segunda a sexta-feira.

No hemocentro de Rio Verde o número de doadores caiu seis vezes somente no mês de Julho, isto por que a maioria dos doadores são estudantes que estão de férias neste período. Os casos mais escassos e preocupantes são dos tipos negativos.

Em Rio Verde a média é de 60 doadores por dia e atualmente apenas 10 pessoas estão fazendo doação. Devido a isso, o hemocentro informou que se no mês de Agosto este número não aumentar, será decretada emergência, fazendo com que a cidade necessite da ajuda de outras cidades aqui da região.

Além de salvar vidas, doando sangue, o doador tem acesso a resultado de exames realizados (AIDS, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, HTLV, tipo sanguíneo e exames de imunematologia e sorologia), orientação e encaminhamento médico nos casos de exames alterados. O doador tem ainda os seguintes direitos:

  • Atestado de Doação;
  • Dispensa do Dia de Serviço conforme Lei Nº 1057 de 27/03/1950:
  • O trabalhador sob o regime CLT poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por 1 dia, em cada 12m de trabalho (art. 473 da CLT);
  • Os funcionários públicos, podem se ausentar do serviço por 1 dia, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).
  • Isenção de Taxa de Concurso Público;
  • Carteira de Doador;

Para quem tem interesse em fazer a doação de sangue, o hemocentro de Jataí funciona de segunda à sexta-feira, das 7:30h às 11h 13:30h às 16:00h, no Centro Médico Municipal Serafim de Carvalho, localizado na Rua Caçu, esquina com a Rua Joaquim Caetano, nº 14, Setor Divino Espírito Santo.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.