A Polícia Militar convocará todo o seu efetivo para a Operação Eleições 2014 neste domingo, dia 5, em Jataí e no restante do Estado de Goiás. Independente do Estado ter a tradição de eleições tranquilas, tropas especializadas serão colocadas de prontidão na rua.
O objetivo é garantir a segurança dos eleitores que votarão em presidente, governador, senador e deputados estadual e federal. Além da vigilância e guarda das urnas eletrônicas, a corporação reforçará ainda, com apoio dos demais órgãos envolvidos no pleito eleitoral, o trabalho de fiscalização para impedir boca de urna, dentre outros crimes eleitorais.
Pelo convênio firmado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a corporação reforçará o policiamento em 2.511 locais de votação localizados nos 246 municípios goianos. Os 1.027 policiais recém-empossados vão reforçar a segurança no interior. O embarque dos policiais militares com destino às cidades será realizado às 22 horas desta sexta-feira, dia 3.
A ocasião será muito especial, pois a Polícia Militar estará com todo o seu efetivo empregado, mesmo aqueles que estão de folga serão convocados. Não terá apenas o policiamento ostensivo, mas também o policiamento nos locais de votação e na guarda das urnas no sábado, dia que antecede o pleito.
Segundo o comandante-geral da PM, a expectativa é de que o processo ocorra de forma democrática e caso necessário à corporação estará preparada para atuar em situações pontuais. O cidadão pode acionar a Polícia Militar através dos telefones das viaturas ou pelo 190.
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TER) informa que o cidadão pode, através do telefone 148, tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. Para agilizar a votação e não esquecer o número dos candidatos, o eleitor pode imprimir a “colinha eleitoral” disponível no site do TRE: http://www.tse.jus.br/internet/midia/campanha/2014/pecas-graficas/TSE-cola-eleitoral-10-5-13-5.pdf .
Nayara Borges – Site PaNoRaMa