PIB de Goiás cresceu mais do que o indicador nacional na última década

Agronegócio

Impulsionado pela cadeia produtiva do setor do agronegócio, o desempenho da economia goiana foi maior do que a nacional na última década. Neste cenário, merece destaque também os setores de comércio, indústria de transformação e outros serviços, de acordo com o boletim regional feito pelo Banco Central.

CAT- Agro

Ainda segundo o BC, a indústria do Estado está concentrada nos setores que envolvem o agronegócio e, apesar da redução na participação da atividade econômica de Goiás no período analisado, representa o Valor Bruto Agregado (VBA) estadual cerca de 160% maior do que o nacional. Dessa forma, a economia local foi favorecida pelo dinamismo do agronegócio, que se tornou mais estável às oscilações do mercado e períodos de retração econômica. Portanto, o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu, em média, 4,8% ao ano de 2005 a 2014, enquanto o nacional, no mesmo período, cresceu em média 3,4%.

Por conta disso, a representatividade do PIB do Estado na região Centro-Oeste aumentou de 27,2% para 28,8%, deixando Goiás atrás do Distrito Federal (39,8%), mas à frente de Mato Grosso (18,8%) e Mato Grosso do Sul (12,7%). Em relação ao PIB nacional, a participação de Goiás passou de 2,5% em 2004, para 2,8% em 2012.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.