A regra de pegar o alimento até cinco segundos depois de ele ter tocado no chão é comumente associada à diminuição de riscos de ingerir bactérias e outros micro-organismos. Mas essa generalização é real? Quanto tempo demora até a contaminação?

Segundo especialistas, alimentos “úmidos” — como pedaços de melancia, maçãs e frios — atraem bactérias mais rapidamente do que alimentos secos, como batatas fritas ou biscoitos. Portanto, com esses alimentos, quanto menos tempo no chão, melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Um estudo americano mostra que, apesar do banheiro e da cozinha hospedarem a maior parte das bactérias — cerca de 700 por m² —, ao menos 400 germes estão na sala de estar. A pesquisa ainda revelou que existem 30 mil células bacterianas por 100ml de água nas calçadas, incluindo matéria fecal e E. Coli, que são levadas para casa e transferidas para qualquer alimento que cair no chão.

Colocar a comida em água corrente, apesar de remover partículas visíveis, como poeira e cabelo, não elimina os germes que ela pegou do chão, independentemente de ter ocorrido em cinco segundos ou em mais tempo.

“Infelizmente, a regra dos cinco segundos é um mito”, afirma a gastroenterologista Wendi Lebrett. O pediatra Steven Dowshen diz que um segundo é suficiente para o alimento ser contaminado. O correto é retirar a comida do chão o mais rápido possível. Na dúvida, melhor jogar fora.

Um estudo feito para identificar a transmissão da bactéria responsável pela salmonelose, a Salmonella, publicado na maior biblioteca biomédica do mundo, a National Library of Medicine (NLM), apontou que a transferência ocorre “quase imediatamente após o contato”. Além disso, essa bactéria poderia sobreviver por até quatro semanas em número alto o suficiente para contaminar qualquer objeto.

Fonte: Extra
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?