Medicamentos genéricos veterinários devem estar no mercado dentro de um ano

Agronegócio

A promessa feita pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) é de que dentro de um ano os medicamentos genéricos veterinários estejam no mercado brasileiro. De acordo com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o governo irá facilitar para que o registro dos genéricos e o prazo para finalizar todo o processo caiam de quatro anos para quatro meses.

CAT- Agro

A ideia com isso é reduzir custos de produção na pecuária, entretanto, dificilmente os preços terão queda de até 50%, como aconteceu com os genéricos humanos, segundo Javier Carracedo, presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

A ministra ainda afirmou que está estudando uma forma, junto com algumas universidades e o setor farmacêutico, de reduzir custos de medicamentos contra brucelose e tuberculose, que influenciam negativamente a segurança sanitária do leite produzido no Brasil. Com isso, a intenção é dobrar as exportações de leite, inclusive agora com a abertura do mercado para a China.

Além disso, o MAPA, garante Kátia Abreu, está preparando um programa de defesa agropecuária para diversos estados produtores, sendo que aqui em Goiás, já está praticamente pronto, com pacote tecnológico, de extensão rural, qualificação de produtores, crédito e fundo para combate à brucelose e tuberculose.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.