Saúde e Bem Estar

Mau humor aumenta níveis de inflamação do corpo

Apesar de ser uma resposta imune natural do organismo a lesões e infecções, a inflamação também é uma característica de problemas de saúde e doenças crônicas...

Um novo estudo mostrou que um humor negativo pode elevar os níveis de inflamação do corpo. Apesar de ser uma resposta imune natural do organismo a lesões e infecções, a inflamação também é uma característica de problemas de saúde e doenças crônicas, como artrite, diabetes tipo 1, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.

Publicada na edição de novembro do periódico Brain, Behavior, and Immunity, a pesquisa analisou o humor de 220 pessoas cinco vezes ao dia, por duas semanas. Os participantes faziam autoavaliações sobre seus estados de humor: positivos (feliz, satisfeito, divertido, alegre) ou negativos (tenso, ansioso, irritado, hostil, deprimido, frustrado, infeliz).

Durante o estudo, eles também tiveram seu sangue colhido, para determinar os níveis de citocinas inflamatórias no plasma sanguíneo.

Ao analisarem o resultado, os cientistas da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, descobriram uma associação entre os sentimentos negativos e o aumento da inflamação.

“O sentimento negativo foi significativamente associado a níveis mais altos de citoquina, composto que é produzio durante a fase de ativação da imunidade e que regula a resposta inflamatória”, escreveram os autores.

O motivo pelo qual altos níveis de sensações negativas aumentam também a inflamação ainda não são explicados pela ciência, mas os pequisadores avaliam o atual estudo como um grande avanço.

“Como o humor é modificável, estamos empolgados com essas descobertas e esperamos que estimulem pesquisas adicionais para entender a conexão entre as emoções e a inflamação. Isso pode promover novas intervenções psicossociais que melhoram a saúde de forma ampla e ajudam a quebrar um ciclo que pode levar à inflamação crônica”, diz Jennifer Graham-Engeland, principal autora do estudo.

Fonte: UOL
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama