Notícias Top Destaque

Luta pela cultura jataiense: Cidadãos participam de performance teatral em protesto à suspensão de atividades no Sesc

“Não temos poder de mudar as decisões mas faremos essa performance como repúdio às decisões que atacam a cultura. [...] Vamos mostrar que estamos vendo e sentindo com indignação”, afirmou um dos organizadores

Se você está acompanhando o Portal Panorama, já sabe que o Sesc de Jataí teve as atividades de Nutrição/Lanchonete, Cultura, Recreação, Educação e Saúde suspensas e funcionários demitidos.

Isso porque a regional goiana tem gastado mais do que o recomendado, fazendo com que fosse necessário o uso do fundo de emergência. Com esses gastos, e a ameaça de cortes do Governo Federal, a regional busca agora a restituição desse fundo.

O meio para tal é o corte de gastos com atividades e funcionários. A promessa é que as atividades voltem ao normal em 2021.

Saiba mais: Sesc de Jataí em colapso: Funcionários demitidos e atividades suspensas

Assim, como forma de demonstrar indignação, um grupo de cidadãos jataienses, composto, em sua maioria, por membros da escola de teatro municipal, do próprio Sesc, e da Universidade Federal de Jataí, realizaram uma performance teatral na tarde de ontem (02).

“Em luta pela arte”, “a cultura jataiense não pede esmolas, grita por socorro”, “O fim está próximo, lute”, “Luto pela cultura jataiense”, “Cortes= sonhos interrompidos”, foram algumas frases estampadas em cartazes da performance.

Durante o ato principal, o grupo colocou cruzes e velas na calçada do Sesc e se sentou em silêncio. Vestidos de mendigos (cobertores, roupas velhas, maquiagem, latas, cartazes e apito), apitavam por alguns segundos e retornavam em silêncio.

Para você que não entendeu nada, não se preocupe! A gente explica. As cruzes significam a morte da cultura, o silêncio representa o luto, e os mendigos ilustram a carência que a sociedade jataiense tem de cultura, arte, teatro e dança, especialmente agora que fica órfã em relação ao que era proporcionado no Sesc.

“Não temos poder de mudar as decisões mas faremos essa performance como repúdio às decisões que atacam a cultura. O sistema S em todo país é a mola propulsora da cultura. Vamos mostrar que estamos vendo e sentindo com indignação”, afirma um dos organizadores.

Houve a participação de outros grupos com poesias, danças e outras performances.

Larissa Pedriel
Foto capa: Grupos de WhatsApp
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Abrir conversa
Precisa de ajuda?