Notícias Top Destaque

Sesc de Jataí em colapso: Funcionários demitidos e atividades suspensas

Foto: Vânia Santana / PaNoRaMa
Entenda o que está acontecendo

A partir desta semana, as atividades de Nutrição/Lanchonete, Cultura, Recreação, Educação e Saúde do Sesc de Jataí estão suspensas.

“A medida faz parte da adequação de gastos e receitas nas unidades goianas, visando a manutenção e o nível de qualidade dos serviços oferecidos aos usuários”, elencou comunicado oficial da instituição.

O Portal Panorama, em busca de mais informações, entrou em contato com funcionários do local.

Até o momento, quase 20 funcionários foram demitidos. As áreas que se mantém em funcionamento são: odontologia, academia e biblioteca, o suficiente para evitar o fechamento da unidade e a devolução do espaço para a Prefeitura.

Mas o que tem causado esse problema? Primeiramente, não é algo restrito a Jataí, outras unidades da mesma regional, em cidades goianas, têm passado pelo mesmo processo.

Para entender, é necessário saber que a maior parte da receita do Sistema S, o qual o Sesc faz parte, vem da contribuição compulsória sobre a folha de pagamento das empresas, que varia de 0,2% a 2,5%.

A regional goiana, no entanto, tem gastado mais do o recomendado, fazendo com que fosse necessário o uso do fundo de emergência. Com esses gastos, e a ameaça de cortes do Governo Federal, a regional busca agora a restituição desse fundo.

O meio para tal é o corte de gastos com atividades e funcionários. A promessa é que as atividades voltem ao normal em 2021.

“Eu acredito que isso reflete na população de forma extremamente negativa, já que não tem muito de cultura, não tem muito de lazer direcionado dentro da cidade, além das palestras e o serviço da lanchonete. Perdemos colônia de férias, shows, palestras sobre saúde que estavam sempre cheias, apresentações culturais, festas juninas e até o samba com feijoada que sempre foi sucesso!”, conta uma funcionária que optou por não se identificar.

As reclamações dos cidadãos jataienses têm sido constantes nas redes sociais e grupos de mensagens. É necessário esclarecer que a ordem de suspensão é regional, e não houve nada que pudesse ser feito pelos responsáveis da unidade jataiense.

Assim, hoje (02) às 17h no Sesc, haverá uma performance em favor da cultura, contra a suspensão de atividades da unidade e a demissão de funcionários.

“Não temos poder de mudar as decisões mas faremos essa performance como repúdio às decisões que atacam a cultura. O sistema S em todo país é a mola propulsora da cultura. Vamos mostrar que estamos vendo e sentindo com indignação”, afirma um dos organizadores da performance.

Há ainda que se ressaltar o impacto da suspensão dessas atividades nas áreas de pesquisa, extensão e ensino da Universidade Federal de Jataí.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Vânia Santana / PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...