Cidades

Jataí tem o segundo maior IDHM do estado de Goiás

O Índice de Desenvolvimento Humano jataiense é acima da média de Goiás e do Brasil

Segundo a última apuração do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) feita pela ONU (Organização das Nações Unidas), Jataí tem o segundo maior índice do estado, atrás apenas da capital, Goiânia.

O cálculo do IDHM é feito com base em três critérios: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento humano.O índice jataiense, 0,774, é considerado um índice bom na escala.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Jataí também foi excelente em comparação com as médias estadual e nacional, estando 0,03 pontos acima do índice nacional e 0,022 pontos acima da média estadual.

Apesar de o IDH e o IDHM esconderem a desigualdade econômico-social por considerarem a renda per-capita no cálculo, o índice de Gini, que mede a desigualdade econômica, também indica a melhora na qualidade de vida no município.

No cálculo do índice, 0 é igualdade completa e com 1, apenas uma pessoa concentra a riqueza total da população. O índice de Gini jataiense caiu de 0,6071 (em 1991) para 0,5653 (em 2010), uma demonstração de que não apenas o IDH e o IDHM melhoraram na cidade, mas a distribuição da riqueza também.

Thaysa Alves
Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...