Que já existe uma lei antifumo é sabido e divulgado, mas, o que nem sempre chega a população e aqueles que são dependentes do tabaco, é onde e em quais situações não se pode fumar.
Na tarde de terça feira (02/04), o Portal Panorama teve acesso a reclamações de internautas sobre a prática, neste sentido, desrespeitosa, na sala de espera do Hospital das Clínicas de Jataí, antigo Centro Médico, lugar reservado a pacientes que esperam por atendimento, inúmeras vezes idosos, gestantes e crianças. Nossa equipe foi até o local e constatou a veracidade dos fatos, encontrando muitos fumantes na situação descrita.
“[…] Sala de espera do Centro Médico lotada e os idiotas fumando na porta e ao lado da janela. A fumaça entrando toda para a sala, onde há várias pessoas, idosos, gestantes e crianças passando mal […]” Compartilhou um usuário de certa rede social, que estava presente na situação.
Não é permitido fumar em locais públicos e com aglomerações, tais como: bares, restaurantes, shoppings, hospitais, além de áreas abertas em condomínios ou locais de trabalho que tenham espaços comuns para os funcionários.
Quem consome o cigarro está liberado a fumar somente em tabacarias, ambientes fechados destinados ao público fumante e suas respectivas casas. Em ambientes públicos o fumo está liberado em praças, ruas e parques. É permitido também em cerimônias religiosas, caso faça parte do culto.
Ao desrespeitar a lei, o fumante em si não será punido, mas sim estabelecimento que permitiu que a situação prosseguisse. A multa varia de R$2 mil até R$1,5 milhões e dependendo da gravidade ou reincidência, o local poderá perder o alvará e ser interditado.
Carolina Carvalho
Foto Capa: Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama