Foto: Sâmela Raíssa

Apesar dos problemas climáticos durante a produção, resultados são animadores

Uma estimativa realizada pela consultoria Agroconsult, após verificar e tomar conhecimento de mais de 1,3 mil propriedades de todo o país, aponta que o quadro na  produção de soja é benéfico e mostra certo aumento nos números.

O país deve colher 118 milhões de toneladas de soja, uma das maiores projeções feitas até dado momento. Vale ressaltar que foi bem acima da estimativa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 113 milhões de toneladas.

Apesar dos problemas climáticos que assolaram o  Brasil nesta última temporada, como a estiagem em regiões de grande importância produtiva como Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí, a tiragem final foi consideravelmente boa.

“É uma safra de contrastes. Começou muito mal e terminou muito bem. Mesmo dentro das regiões que tiveram adversidades de clima. Tem produtor que sofreu mais que outros. Alguns apostaram em um manejo melhor de palhada e conseguiram reduzir os impactos do clima. Foi uma safra melhor do que se imaginou no começo da colheita”,  Elencou o consultor da Agroconsult, André Pessôa.

Ainda segundo dados da Agroconsult, nesta safra, no período referente a 2018 e 2019, o Brasil aumentou a área de soja em 2,5%, chegando ao valor de 36 milhões de hectares.

Carolina Carvalho
Foto capa: Sâmela Raíssa
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE