A Prefeitura de Jataí está notificando os comerciantes para a retirada de mercadorias das calçadas a partir de determinação do Ministério Público.

A Prefeitura de Jataí iniciou processo de notificação de comerciantes de Jataí para a retirada de toda e qualquer mercadoria que esteja disposta nas calçadas das vias públicas. Segundo informações da diretoria de Fiscalização de Posturas do Município, após denúncias realizadas ao Ministério Público, a Prefeitura foi notificada a realizar as fiscalizações e a multar os comércios que se utilizem indevidamente dos espaços públicos.

Segundo a Lei Ordinária nº 4274, de 10 de Junho de 2021, do Código de Postura para o Município de Jataí, os passeios e logradouros públicos somente poderão ser utilizados para a colocação de mesas ou cadeiras a partir das 18h, nos dias úteis depois das 13h aos sábados e em qualquer horário aos domingos e feriados. Já os vendedores ambulantes são proibidos de colocar, sob qualquer pretexto, mesas ou cadeiras nos logradouros públicos ou passeios.

Segundo informações, a Prefeitura de Jataí já enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê alterações no Código de Posturas para permitir o uso parcial das calçadas, mas o mesmo ainda não foi apreciado pelos vereadores.

A atual notificação do Ministério Público, motivada por denúncias,  exige que a Prefeitura cumpra a lei e retire comerciantes e mercadorias das calçadas.

Por Estael Lima 
Foto: Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

 

4 thoughts on “Fiscalização de posturas urbanas irá supervisionar uso de calçadas no município de Jataí

  1. Concordo em evitar esse uso das calçadas, principalmente na avenida Goiás, onde em alguns lugares temos de andar pela rua, pois os ambulantes interditam toda a calçada com suas mercadorias.
    Ótima iniciativa 😃!!

  2. Direito de um, direito de todos. E o bar dos ricos? 0 Bart , que usa a calçada para colocar as mesas, e os clientes consumirem. Será que eles vão retirar? Da mesma forma está comercializando. , Além de usar a calçada, usa também a rua. Fica aí a pergunta, vai valer para os ricos? Ou somente os pobres que estão lutando para ganhar o pão são prejudicados.

  3. Muito engraçado querer vir exigir posturas se nem a Prefeitura exige para todos. O que dizer daquelas mesas na rua do Bar Barte? Tb da Choperia 83?
    Ninguém percebe o risco para essas pessoas?
    Concordo que quem nota o perigo não vai, não senta. Mas se essa lei é para todos, terá a Prefeitura ou as tais Fiscalizações, coragem de fazer o certo para todos? Ou só irão cobrar postura dos pobres?
    Será que tem algum vereador capaz de ver isso?
    Que tipo de postura é essa que já tem tempos vendo esses absurdos e se fazem de cegos?
    Tenha dó né com essa baboseira que só dizem e não tem atitude pra exigir o correto.

  4. Entendo que muitos precisam trabalhar e por isso utilizam calçadas para apresentar seus produtos, mas infelizmente isso deixa a cidade com aspecto desorganizado. Como exemplo, cito a bagunça das ruas centrais de Goiânia principalmente na Região da Central e proximidades da Rodoviária, em que a utilização das calçadas está quase em descontrole. É importante fiscalizar e conscientizar para evitar que tenhamos problemas semelhantes em Jataí. Parabéns a administração municipal pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE