Fake ou Fato Top Destaque

Fake ou Fato: Houve ou não sutura com linha de anzol no Hospital das Clínicas de Jataí?

Consultamos o Dr. Fernando Pessoa, e a conclusão é: FAKE!

Na última semana, circulou nas redes sociais uma imagem que mostra um ferimento suturado com uma linha grossa e incolor.

Na postagem, a mulher afirma “Minha amiga se acidentou, e teve que ir para o centro médico [Hospital das Clínicas de Jataí]. Olha só a que ponto o centro médico chegou, não tem nem a linha própria para dar pontos, usou nela uma linha que não era adequada.”

Nos comentários desse post, muitas pessoas começaram a afirmar que a linha era de anzol, e a notícia se espalhou. O Panorama então, em busca de esclarecer as informações para nossos leitores, conversou com o Dr. Fernando Pessoa, que elencou:

“Na verdade, não é uma linha de anzol. Nós temos um tipo de Nylon que é incolor, e o Nylon que foi usado para a sutura dessa moça, é o Nylon incolor. Eu já disse isso algumas vezes, nós até improvisamos lá no hospital, por conta da falta de material, mas jamais iremos chegar ao ponto de ter que usar algum tipo de material parecido.

Quando a gente fala improvisar, é tipo você pegar um fio, quando a gente precisa, por exemplo, de um 30 e não tem, e você tem que pegar um fio mais fino, 50. Às vezes, o ideal seria suturar com um nylon, e como não tem, você faz com um fio de absorção mais rápida, mas consegue fechar a ferida.

Então, quando a gente fala de improviso, é nesse sentido, usando fios estéreis, próprios para sutura de pele humana. Jamais um médico vai se submeter ao ponto de fazer sutura com linha de anzol, que não é estéril. Ali, além de pautar pela segurança do paciente, a gente também pauta pela nossa segurança. O médico que chegar a esse ponto pode responder por esse ato.

[…] Acho que a moça estranhou a cor do nylon, ele realmente parece com uma linha de anzol. Esse tipo é comumente usado em cirurgias plásticas.”

O médico reforçou que o fio de Nylon, usado nessa sutura, é apropriado. Então, o Panorama conclui: a notícia é FAKE!

E você, tem dúvidas sobre uma notícia ser falsa ou verdadeira? Envie para nossa redação, que nós vamos atrás da informação.

E você? Está em dúvida sobre uma notícia ser falsa ou verdadeira? Mande para nossa equipe através desse formulário simples, que vamos atrás da informação!

Formulário Fake ou Fato (a identificação pessoal é opcional)
Nome:
E-mail:
*Mensagem:

 

Larissa Pedriel
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...