Resgatar os pratos típicos da culinária rural e apresentar o potencial e a atratividade da gastronomia do campo. Estes são objetivos do 2º Festival Receitas do Campo, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com Sindicatos Rurais dos municípios. O lançamento da edição 2017 do festival será na próxima quarta-feira, 14 de junho, às 13 horas, no Tatersal do Parque de Exposições de Jataí. Até dezembro deste ano, a expectativa é que sejam realizados 25 festivais em diferentes cidades goianas.

Como o tema ‘Sabor e Tradição’, o 2º Festival Receitas do Campo contemplará três categorias – Almoço e Jantar, Lanche da Fazenda e Sobremesa Rural. Os cozinheiros terão total liberdade de criação das receitas de acordo com a categoria inscrita, sendo obrigatória a inclusão, na receita, de no mínimo dois ingredientes que sejam componentes característicos das mesas da família rural e de conhecimento popular. Os ingredientes regionais utilizados devem ser destacados nas receitas.

Segundo a coordenadora de Ações e Projetos do Departamento Técnico do Senar Goiás, Andréia Peixoto, o festival representa exatamente essa oportunidade de expor o potencial e a atratividade da gastronomia rural, evidenciando que cada receita é um prato recheado de história e cultura da família rural. “O evento serve de estratégia para demonstrar que os hábitos alimentares pertencem ao patrimônio histórico cultural de cada região e que estão de acordo com os princípios do Senar Goiás, principalmente em promover a cidadania, qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural”, ressalta.

Sugestões de ingredientes

Origem animal – carnes suína, bovina, ovina e caprina, frango e galinha caipira, ovos caipira, leite, mel e peixes como tilápia, tambaqui, caranha, pintado, tucunaré, tambacú, Matrinchã, piau, traíras, pacu caranha e pacu.

Vegetais – abacate, abacaxi, bananas, laranja, maracujá, acerola, pitanga, goiaba, tamarindo, graviola, melancia, limão, mangaba, pequi, murici, cagaita, baru, araticum, cajá, carambola, buriti, abóbora, milho, maxixe, couve, mandioca, quiabo, jiló, inhame, batata doce, cará, guariroba, coco, feijão, arroz.

Processados – queijos, rapadura, melado, doce de leite, linguiças, torresmo, carne de sol, banha suína, coalhada, cachaça artesanal, farinha de mandioca, polvilho, fubá e farinha de milho.

46Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui