Saúde e Bem Estar

Exagerou no Carnaval? Veja como desintoxicar o corpo e recuperar as energias

O Carnaval acaba deixando rastros que vão além dos restos de glitter que teimam em não sair. Em resposta aos exageros do feriado, trazemos dicas de como desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e resíduos e trazendo uma dose extra de bem estar e energia que você precisa para retomar a rotina...

Acordou com dor de cabeça, estômago virado e aquele “gostinho de deserto” na boca? Durante os dias de folia é assim: festa atrás de festa. Como nem tudo são flores, noites mal dormidas, ingestão irregular de bebidas alcoólicas e desgaste físico são frutos de alguns excessos cometidos nesse período.

O Carnaval acaba deixando rastros que vão além dos restos de glitter que teimam em não sair.  Em resposta aos exageros do feriado, o corpo pode apresentar sintomas como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição.

Mas não se preocupe! Trazemos dicas de como desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e resíduos e trazendo uma dose extra de bem estar e energia que você precisa para retomar a rotina. Nada melhor do que superar os exageros com boas doses de sono, alimentação adequada e algumas formas simples de relaxar.

VÁ COM CALMA!

Pós Carnaval, muitos foliões ainda estão agitados por causa da liberação de adrenalina e querem voltar às atividades normais com o mesmo ritmo de antes. Porém, é preciso respeitar o ritmo do corpo e voltar à rotina aos poucos. Dentro de alguns dias, o organismo vai se readaptando à rotina normal.

BEBA BASTANTE ÁGUA

Como diria o hino carnavalesco, cachaça não é água. O álcool por si só já desidrata e existem outros fatores que fazem o organismo reter muito líquido como a ingestão de petiscos cheios de sal que são consumidos em excesso nessa época.

O que você perdeu de água não foi pouco e agora, se quiser repor suas energias, deve hidratar-se. Beba água, sucos de várias frutas, isotônicos e água de coco. Além de hidratação, você vai garantir reposição de nutrientes.

Aqui vão algumas receitas simples e fáceis de sucos detox:

1. Suco detox de chá verde e couve

  • 150 ml de chá verde;
  • ½ maçã com casca;
  • 1 folha de couve;
  • Gelo a gosto.

2. Suco detox de gengibre e hortelã

  • 150 ml de água de coco;
  • 1 fatia de melão pequena;
  • 1 colher de café de raspas de gengibre;
  • 1 punhado de folhas de hortelã frescas;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante, se necessário.

A água de coco fresco terá resultados melhores. Raspe o gengibre na hora de consumir. Lave bem as folhas de hortelã. Liquidifique tudo e consuma na mesma hora.

3. Suco detox laranja e gengibre

  • 1 laranja;
  • 2 folhas de couve;
  • Raspas de gengibre;
  • ½ litro de água;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante, se necessário.

Descasque a laranja e retire as sementes. Lave bem as folhas de couve. Raspe o gengibre na hora. Liquidifique tudo e sirva.

Algumas observações sobre os sucos Detox:

  • Coar o suco ou não, vai depender do gosto de quem pretende consumi-los, embora o suco coado perda todas as fibras;
  • Prepare somente o que for consumir na hora. O ideal é que não haja sobras, pois, se armazenado, irá perder suas propriedades;
  • Para ajudar na desintoxicação, é importante alternar os tipos de sucos, dessa forma, haverá um rodízio de nutrientes para o organismo;
  • Não substitua as principais refeições por sucos detox. Eles poderão ser consumidos ao longo do dia, nos horários dos lanches.

MEXA-SE!

Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Então, faça caminhadas, ande de bicicleta, dance, vá até a academia, o importante é não ficar parado!

ATENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO!

Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras e cereais integrais devem voltar com força ao seu cardápio diário. Coma bem para repor todos os nutrientes e fibras perdidos durante os dias de carnaval.

Alimentos como alface, espinafre, rúcula, e acelga são excelentes fontes de fibras que ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.

Não se esqueça das frutas, principalmente aquelas com alto teor de água e baixas calorias, como melancia, abacaxi, melão e morango. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido  nas festas.

Também é importante evitar carnes vermelhas e gorduras, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepará-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos, como salsichas, mortadela, e em conserva.

DÊ DESCANSO AO SEU CORPO

O corpo fica totalmente desajustado no Carnaval e dormir bem vai ajudá-lo a descansar e recarregar as energias. O sono, apesar de não diretamente relacionado à depuração do organismo, é essencial para que as funções do corpo se mantenham em estado normal e para uma vida saudável.

Dormir de sete a oito horas por dia, como recomendado pelos médicos, ajuda o corpo a se preparar para o dia seguinte. Você terá mais energia para se exercitar e implementar outras mudanças saudáveis no seu estilo de vida.

Gostou das dicas? Além disso, se você quer ir além e já começar o projeto fitness, é interessante investir em produtos Detox, como Ômega 3, que reduz a inflamação do corpo causada pelas toxinas. Aqui em Jataí você encontra ótimas opções na Cerrado Alimentos Naturais, como Ômega 3 Nutryervas,  Desinchá e Amora Miura com selênio, vitamina C e zinco.

CERRADO ALIMENTOS NATURAIS
(64) 3631-8387 / (64) 9 9988-8228 (WhatsApp)
cerrado.jti@hotmail.com
Rua Anhanguera, 615 – centro
Jataí/Goiás

Larissa Pedriel
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

Jataí pode ter até 17 vereadores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...