Geral Notícias

Entrega do Imposto de Renda 2019 começou hoje: Veja os benefícios de enviar com antecedência

Não se anime com o prazo e deixe para depois! O contribuinte que enviar com antecedência tem vantagens em relação aos que deixam para a última hora.

Teve início nesta quinta feira (07) o prazo para entregar  a declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. Neste ano, a entrega pode ser realizada até 30 de abril. A Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações dentro do prazo legal neste ano, 1,23 milhão de  contribuintes a mais do que no último ano.

Mas não se anime com o prazo e deixe para depois! O contribuinte que enviar com antecedência tem vantagens em relação aos que deixam para a última hora. Confira algumas delas.

Evitar imprevistos e multa por atraso. É comum que o contribuinte tenha que reunir uma quantidade considerável de documentos para comprovar despesas, atrasando o processo de preenchimento. Por isso, é importante preparar tudo com antecedência para não perder o prazo. A multa por atraso é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

Corrigir erros antes do prazo de entrega acabar. O envio com antecedência permite que o contribuinte faça ajustes ou alterações nos detalhes da declaração e até em relação ao modelo que deseja enviar, simplificado ou completo. Após o fim do prazo, não será mais possível fazer modificações.

Receber antes a restituição. Esse é um dos principais benefícios, porque quanto mais cedo o contribuinte enviar o documento, maior a chance de receber a restituição nos primeiros lotes. Isso se não houver erros, omissões e inconsistências, e respeitando a prioridade de idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais.

E aí, se convenceu? Vá correndo preencher a sua!

A Secretaria da Receita Federal já liberou o download do programa gerador do Imposto de Renda 2019 e as restituições começarão a ser pagas em junho e seguirão até dezembro.

Larissa Pedriel
Foto Capa:
Jornalismo Portal Panorama