Você está dirigindo tranquilamente quando começa a escutar aquele ruído que aumenta a frequência conforme o carro ganha velocidade. A direção fica estranha, começa a puxar para um dos lados ou o volante trepida.
Esse é o diagnóstico comum de prego no pneu. E mais comum ainda nas ruas jataienses, só com a redatora que vos fala aconteceram duas vezes em menos de duas semanas.
É claro que estar de olho por onde anda e evitar situações de risco é essencial para reduzir os riscos dessas avarias. Mas uma vez que não foi possível evitar, o que devemos fazer?
Primeira coisa, em hipótese alguma, retire o prego ou o objeto cortante. Isso porque, ele pode servir de tampão temporário e evitar que um vazamento de ar rápido aconteça.
Também não cultive a falsa impressão de que o pneu vai conseguir rodar mais um pouco, talvez aguentar a próxima troca. Muitos motoristas, por falta de conhecimento, acabam não dando a atenção necessária e o problema pode ficar maior.
O furo no pneu, se não reparado com rapidez, pode causar esvaziamento e danos na estrutura. Além de graves acidentes, caso o mesmo chegue a estourar.
Por isso, o recomendável pelos fabricantes é dirigir em baixa velocidade até o centro automotivo ou oficina mais próxima para que sejam feitos os reparos necessários.
Na maioria das vezes, a substituição do pneu não é necessária, e o reparo, que pode ser feito através de diversas técnicas, custa em média 25 reais nas oficinas jataienses.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
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