Entenda as diferenças entre motores a combustão e elétricos

Automóvel Notícias Top Geral

Futuramente o mundo deve aposentar os motores à combustão, pois a saúde do planeta depende disso. Como esta é uma meta para dias menos cinzentos, vale a pena conhecer as diferenças existentes entre as duas tecnologias.

TEste 2020 aac

Alguns detalhes separam os motores movidos à gasolina ou álcool dos que utilizam apenas eletricidade, as diferenças são surpreendentes, confira:

– Um motor a combustão funciona de forma que a partida mistura entre ar e combustível formando uma faísca que causa uma explosão, a mesma aciona um pistão que aciona uma manivela, e então o motor gira;

– O motor elétrico não tem qualquer queima ou explosão. Ele funciona com um conjunto de bobinas que trabalha com a inversão de campos magnéticos. O mesmo tem sinais iguais (negativo com negativo ou positivo com positivo), o que tende a se repelir. Existe um sistema onde acontecem mudanças na natureza do campo, assim, a bobina é atraída e tende a girar, mas ao chegar ao ponto (mesmo lugar) a fase é invertida, ou seja, ele passa a repelir fazendo a próxima bobina ser atraída novamente, o que faz com que esteja sempre girando.

– Na aceleração de um motor à combustão, uma borboleta permite uma entrada maior de ar para combinar o combustível e causar uma explosão maior, dando assim, mais potência ao motor.

– No motor elétrico é necessário controlar a quantidade de energia que é enviada para o motor, pois quanto maior a frequência, mais rápido o motor gira e quanto menor a frequência, mais lentamente ele é girado.

– Até pouco tempo os motores elétricos também eram pesados e volumosos, mas a categoria evoluiu, por exemplo, já existe um motor elétrico bem menor, com a mesma potência de um motor 1.6 convencional, ou seja, se for comparar com o tamanho de um motor desse modelo que está hoje em qualquer carro, a diferença é assombrosa. Mesmo sendo bem menor, o motor elétrico possui mais torque que um motor a combustão e isso por si só, já é uma vantagem considerável na comparação dos dois modelos.

– O motor a combustão não tem força para empurrar o veículo com baixa velocidade e tirá-lo da mobilidade, por isso ele necessita de uma carga de transmissão, que é a do câmbio que muda as marchas.

– O motor elétrico, tem capacidade de tracionar o veículo sem necessidade de reduzir marchas. Ou seja, carros com motor elétrico poderiam simplesmente dispensar o câmbio, mas ainda assim a maioria dos elétricos disponíveis no mercado atualmente possui a caixa de transmissão. Nestes casos, o câmbio é adotado para atingir velocidades mais altas.

– A desvantagem do motor elétrico são as baterias, que ainda são bastante caras e acrescentam um peso considerável ao automóvel. As baterias mais comuns são as de níquel. Um dado interessante é que para melhorar a eficiência energética, alguns modelos aproveitam forças mecânicas do carro para recarregar parcialmente as baterias, mesmo com o veículo em movimento.

– No motor de combustão, ao pisar no freio, toda a energia é dissipada em forma de calor no freio;

– No veículo elétrico é possível o próprio motor transformar-se em gerador e fazer o ciclo reverso, ou seja, a energia alimenta as baterias para ser utilizada novamente, não é possível recuperar tudo, mas recupera uma boa parte.

– No motor a combustão cerca de 1/3 da energia do combustível vira trabalho e 2/3 vira calor.

– No motor elétrico aproximadamente 90% ou até mais, se torna trabalho e apenas o restante torna calor, ou seja, é uma máquina muito mais eficiente.

Baterias à parte, os motores elétricos possuem bem menos componentes do que os a combustão, o que significa menos problemas e consequentemente reparos mais simples e mais do que isso, o motor elétrico quase não esquenta.

O fato é que por serem mais novos os motores elétricos ainda tem muito que evoluir, os convencionais à combustão já estão no mercado há mais de um século e provavelmente já atingiram seu limite de evolução.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

2 thoughts on “Entenda as diferenças entre motores a combustão e elétricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.