Segunda etapa de vacinação contra HPV na próxima semana

Saúde e Bem Estar

A segunda dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) começará a ser aplicada a partir da segunda feira (01/09). A dose é para meninas de 11 a 13 anos que já tenham recebido a primeira imunização e será realizada em escolas públicas e particulares, além de unidades de saúde. Para vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

NUMBERS-300x250

A vacina protege contra os quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Desses, o 16 e o 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo e é contraído por relações sexuais, contato direto com pele e mucosas infectadas e no momento do parto, por isso a vacinação é tão importante.

A primeira dose foi realizada em março deste ano e cerca de 87,5% do público alvo foi imunizado, agora, nesta segunda etapa, o Ministério da Saúde prevê  que pelo menos 80% das meninas nesta idade sejam vacinadas novamente. Além disso, a primeira dose da vacina ainda continuará sendo oferecida até o final do ano para quem ainda não a tomou.

No total, a vacinação é composta por três etapas, sendo que as duas primeiras são aplicadas em um intervalo de 6 meses uma da outra e garantem a proteção contra o HPV. Depois de cinco anos, é aplicada a terceira dose, como um reforço que mantem a imunização. A expectativa do Ministério da Saúde é de que em 2015 a vacinação seja para adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016, passará a ser para meninas que completam 9 anos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.