Dicas para aumentar suas chances de aprovação no sisu

Notícias

– Acompanhe sua posição e as notas de corte todos os dias
As notas podem mudar durante o período de inscrição: elas são anunciadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar durante o dia quanto estão acima ou abaixo dessas notas. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso. Por isso, é importante que o candidato acompanhe sua colocação na lista de quem concorre no curso inscrito até o final do processo, às 23h59 desta sexta-feira.

– Cotistas também devem avaliar as notas dos candidatos da ampla concorrência
Nem sempre disputar uma vaga como cotista é mais fácil. Em alguns cursos, a concorrência para esse grupo pode ser maior que na ampla concorrência, em que todos disputam. Vale avaliar as notas nas duas modalidades.

– Se sua nota estiver muito distante da nota de corte, analise outras possibilidades
O candidato consegue ter uma noção de quais são suas chances para ocupar determinada vaga pela classificação parcial. Ela pode ser consultada pelo estudante durante o período de inscrição, em seu boletim na página do Sisu. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Se a posição não estiver satisfatória, o ideal é partir para outros cursos, com notas de corte mais baixas, embora haja mais de uma chamada.

É proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e no mesmo local de oferta.

– Quem pode participar da lista de espera
A lista de espera do Sisu será utilizada para preencher vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e também os selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação poderá ser feita apenas na primeira opção de vaga escolhida.

O candidato deverá acessar seu boletim no sistema entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera, e aguardar a mensagem de confirmação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.