Saúde e Bem Estar Top Panorama

Descubra 7 alimentos e bebidas que não podem faltar em um café da manhã saudável

Foto: Internet
O que está a mesa na primeira refeição do dia é essencial para garantir energia, disposição e mais benefícios à saúde

Se é a refeição mais importante do dia ou não, ainda não há consenso. Mas uma coisa pode se dizer, o café da manhã  “fornece a quantidade adequada de nutrientes e grande variedade de vitaminas, minerais e fibras para garantir energia para o dia”, explica a nutricionista Carina Brunale. Porém, tudo depende do tipo de alimento que vai à mesa.

Confira a lista dos especialistas:

1. Ovos

Proteínas, vitaminas, minerais e diversos nutrientes são facilmente encontrados nos ovos. As formas mais saudáveis de consumi-los pela manhã são omeletes e ovos mexidos.

A também nutricionista Lidiane Santana cita como exemplo a presença de colina, uma substância encontrada na gema do ovo e essencial para o bom funcionamento do organismo.

2. Leite e derivados

O leite é uma excelente fonte de proteína. Se possível, opte pelo desnatado, pois não contém gordura saturada, e por tomá-lo puro, pois achocolatados contém alta dose de açúcar.

Derivados como queijo e iogurte também estão na lista. Dê preferência aos queijos brancos, como queijo minas, cottage e ricota, que são menos gordurosos.

Mas cuidado! Nem todos os derivados são recomendados, a manteiga, por exemplo, é rica em gordura saturada, então é preferível substitui-la por margarina, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

3. Frutas

As mais populares são banana, maçã, mamão, laranja, manga e melancia. Além de grande quantidade de vitaminas, especialmente dos complexos B e C, são ótimas fontes de fontes de potássio, magnésio e cálcio, todos essenciais para a nossa saúde.

A melhor forma de consumir é comendo a fruta inteira. Mas um suco ou vitamina combinando suas frutas favoritas também cai bem.

4. Cereais

Procure incluir aveia, linhaça, centeio, chia e granola em sua primeira refeição do dia. Ricos em fibras, são fontes perfeitas de energia para o corpo e ingredientes importantes para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo.

Apenas se atente aos cereais industrializados, que vêm cheios de açúcar e não fazem bem para a sua saúde.

5. Pão

Quando se fala de energia, não dá para deixar de falar dos carboidratos. E o pão, especialmente integral, é uma excelente fonte para o café da manhã.

“Ele ajuda na saciedade, oferece vitamina do complexo B e melhora o humor”, diz Carina.

6. Chá

Boldo, chá verde, erva cidreira, hortelã, são alguns exemplos da infinidade de chás existente e benéficos a saúde, e a hidratação do corpo.

7. Café

O café acelera o metabolismo, melhora a energia e a capacidade cognitiva. Além disso, a cafeína possui alguns minerais em sua composição”, conta Lidiane, que também a alerta sobre a importância de consumir a bebida em quantidade moderada!

E aí? O que achou das dicas? Conta pra gente o que não pode faltar no seu café da manhã! Para a Equipe Panorama, não pode faltar aquele cafezinho.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Fonte da entrevista: M de Mulher
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...