Cidades Notícias Top Geral

“Das escolhas que fazemos”: O que os jataienses devem esperar da peça hoje?

Confira a resposta para essa pergunta e muito mais em entrevista coletiva com o elenco

Se você está atento às novidades, já sabe que hoje vai rolar uma peça de teatro incrível no Sesc de Jataí.

“Das Escolhas que Fazemos” é uma comédia dramática que aborda questões sociais a partir do relacionamento de um casal.

O espetáculo é protagonizado pelos atores Roger Gobeth, Luciana Fávero e Herton Gratto. Os mesmos, juntamente com a produtora executiva, Wanessa Cruvinel, cederam entrevista coletiva ao Portal Panorama.

Wanessa, que já havia assistido uma peça da companhia em Belo Horizonte, se apaixonou pela trama e providenciou, juntamente com patrocinadores e a Prefeitura Municipal, a apresentação em Jataí.

A peça faz parte de um projeto que culmina na montagem de uma oficina de teatro em Jataí.

“É uma alegria muito grande poder conciliar arte, cultura e um projeto social lindo, que era um desejo de quem trabalha com teatro em Jataí, de poder fazer uma oficina de teatro de qualidade, com um dos maiores diretores de teatro da geração dele, Gustavo Paso. É um momento de muita satisfação.”

Herton Gratto, autor e ator da peça, ressaltou a importância de projetos como este: “Estamos vivendo tempos tão complicados com a arte que fazer esse movimento tão concreto de gerar arte num espaço como este, eu acho muito potente” .

Ele explicou ainda a história da peça: “Esse texto é uma intertextualização, ou seja, é uma peça que surge a partir de uma peça que já existia. A Companhia montou uma peça em um passado recente e Gustavo decidiu contar a continuação dessa história.

Ou seja, ‘Das escolhas que fazemos’ é uma continuação, um dia depois, do que aconteceu numa história anterior que a Companhia já contou. E nessa história, a gente vai acompanhar um casal que tem encontros, desencontros e tem que fazer escolhas como todos nós.

Então, a peça, como fala no título, faz a gente refletir sobre a importância das renúncias que a gente tem que fazer na vida, assim como as escolhas e consequências. Porque toda escolha tem consequências e o público está convidado a acompanhar a versão de cada personagem da história e a fazer suas escolhas também.”

Luciana Fávero, por sua vez, explicou um pouco do que o público pode esperar do espetáculo, que se enquadra como ‘teatro do pensamento’.

“A Companhia Teatro Epigenia tem como prioridade textos que a gente possa, além de ser entretenimento, abrir um campo para o pensamento, buscando um pouco o teatro político, o teatro educacional. Que a gente possa, quando acabar a peça, refletir e conversar aquilo que a gente viu e que não seja só um entretenimento. O momento que a gente está é de reflexão e transformação.

Então, um teatro que cause esse tipo de impacto e que possa abrir essa janela de escuta. A gente precisa muito de escuta para poder realmente acontecer uma transformação. Essa peça fala das escolhas e as escolhas têm consequências, então, para gente escolher a gente tem que pensar bem.”

Roger completa, “uma peça que vai fazer com que o público reflita sobre decisões, sobre as escolhas. A gente leva essa peça de maneira por vezes leve, com graça com humor, e por vezes a gente se aprofunda em determinadas discussões, em determinadas escolhas que esse casal, que, na verdade, está abrindo gavetas do passado e refletindo sobre ele nas escolhas que fizeram e consequências que tiveram no percurso dessa vida a dois até esse momento presente. […]

Quando se fala em teatro do pensamento, é a plateia ativa em relação a reflexão e pensamento no que está sendo discutido no palco, nos diferentes pontos de vista. “

Vale ressaltar que, além da oficina gratuita ministrada por Gustavo Paso, há também um projeto de teatro infantil no Colégio Dinâmico. Será ministrado por Luciana, e destinado a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. Quem tiver interesse, deve entrar em contato com a secretaria da escola.

Os atores agradeceram ao público jataiense que acredita na arte e na cultura, e ressaltaram que tiveram uma ótima impressão de Jataí.

“Fomos recebidos com flores”, brinca Herton ao se referir aos arranjos dispostos na entrada da cidade.

E aí? Estão ansiosos para a estreia? É hoje Brasil!

Larissa Pedriel
Foto Capa:
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...