Atualmente, os supermercados estão repletos de produtos para todos os gostos. Para quem busca perder peso de forma saudável, é importante focar no consumo de alimentos nutritivos e balanceados, ao invés de cair nas armadilhas de itens supostamente “emagrecedores”.
Existem matérias-primas ricas em gorduras saudáveis que, além de dar saciedade, proporcionam benefícios para o organismo em geral. Neste caso, o segredo é escolher com sabedoria e, claro, evitar alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade não são.
Confira abaixo cinco “impostores” da perda de peso:
Sucos e smoothies com açúcar
Embora possam parecer uma forma saudável de consumir frutas e vegetais, sucos e smoothies geralmente contêm grandes quantidades de açúcar. Além disso, ao eliminar as fibras da fruta, perde-se o seu efeito saciante e ocorre um aumento do açúcar no sangue, o que pode aumentar o apetite.
Produtos leves ou 0%
Grande parte dos produtos compensam a redução de gordura ou açúcar com outros ingredientes menos saudáveis, como adoçantes ou conservantes artificiais. Esses, por sua vez, podem interferir nos esforços de perda de peso. O fato de ser “light” também pode levar a pensar que pode consumir mais, atrapalhando o objetivo.
Barrinha de energia
A barrinha de energia, muitas vezes, é apresentada como um lanche saudável, especialmente após um treino. No entanto, há muitos açúcares adicionados, gordura saturada e calorias vazias, além de conter pouca fibra. Vale a pena escolher opções com ingredientes naturais e com baixo teor de açúcar.
Molhos prontos para salada
Os molhos prontos para salada podem transformar o prato saudável em uma bomba de calorias. Isso porque muitos produtos são cheios de gorduras, açúcares e aditivos prejudiciais à saúde.
Cereais matinais
Embora alguns cereais matinais sejam anunciados como integrais ou ricos em fibras, muitos deles são ultraprocessados feitos com farinhas refinadas de alto teor de açúcar.
Começar o dia com uma refeição rica em açúcar pode ter um efeito negativo ao longo do dia, como ficar com fome depois de algumas horas.
Por Gabriela Francisco
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Pn7