Cresce o número de pessoas com acesso à internet no campo

Agronegócio

O uso de celulares, agora muito mais conhecidos como smartphones, é cada vez mais geral e intenso, sendo que metade da população brasileira acessa a internet por meio destes aparelhos. No campo, esta tendência não é diferente, já que dos celulares com internet no Brasil, 20% estão na zona rural.

CAT- Agro

Segundo uma pesquisa realizada em 2014 pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação, instituição ligada à Unesco, o número de usuários que acessam internet pelo celular, tablet ou notebook na zona rural cresceu de 4% para 24% em quatro anos, representando mais de 20 milhões de pessoas. Além disso, em 2008, o acesso móvel através do sistema 3G nem aparecia nas pesquisas e hoje está em 27% dos domicílios rurais.

Com isso, a vida no campo vem se tornando mais rápida e prática, além de contribuir para a profissionalização das atividades agrícolas e pecuárias. Dessa forma, a internet vem sendo usada pelos produtores para descobrirem novas tecnologias, formas de produção, tirar dúvidas, além de facilitar o contato com profissionais da área agrícola e serviços financeiros.

Entretanto, apesar dessa eficiência, ainda há um entrave quanto ao uso da internet no campo via celular: a qualidade do sinal. Isso porque, instalar um sistema que seja capaz de prover sinal adequado pode ter custo alto, chegando a alguns casos a custar entre R$ 8 mil a R$ 20 mil. Por conta disso, este tipo de tecnologia ainda não é prioridade em muitas fazendas espalhadas pelo país.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.