Contribuintes receberão o parcelamento de débitos de ICMS, IPVA e ITCD pelo e-mail a partir de Maio
Além das outras maneiras já existentes, a Secretaria da Economia passou a encaminhar o boleto de parcelamento do débito de ICMS, IPVA e ITCD (tecnicamente chamado de Documento de Arrecadação Estadual ou Dare 5.1) também para o e-mail do contribuinte.
A partir de maio, todos os contribuintes que tenham uma ou mais parcelas em atraso, receberão no e-mail regular do cadastro o boleto. “Nosso objetivo é reduzir a inadimplência, além de dar mais conforto e praticidade ao contribuinte”, explica Humberto Pinheiro de Oliveira, coordenador da Cobrança Administrativa da Economia.
Atualmente a secretaria envia os boletos via Correios e ligação da telecobrança. A mudança é justificada por uma maior praticidade para o contribuinte: “Com a vida corrida da maioria das pessoas, o e-mail é mais uma forma de evitarmos que os recursos deixem de chegar aos cofres públicos por causa de esquecimento”, ressaltou o coordenador.
Uma das preocupações dos contribuintes durante a fase teste foi a da falsificação dos boletos e abertura para golpes. O procedimento para checar a veracidade do e-mail e autenticidade do Dare 5.1, no entanto, é simples: basta acessar www.sefaz.go.gov.br → Serviços mais procurados → Pagamentos de Tributos → consulta de documento de arrecadação → consulta de documentos e pagamentos realizados, e inserir o número do Dare que começa com “122”.
A atualização cadastral do contribuinte pode ser feita através do número (62) 3269- 2670. Através dele também é possível tirar dúvidas sobre a veracidade da correspondência conversando com um dos profissionais da central de telecobrança da Secretaria da Economia.
A expectativa é que até o final do ano aproximadamente 12 mil contribuintes recebam a parcela da negociação pelo correio eletrônico.
Thaysa Alves
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:

