Conta de água e esgoto vai ficar mais cara para os goianos

Foi aprovado pelo Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR), na sexta feira (31), o reajuste de 5,79% nos serviços de água encanada e coleta de esgoto no estado. O aumento já começa a ser calculado em Junho para ser cobrado na próxima fatura.
O reajuste, segundo a assessoria da Saneamento de Goiás (Saneago), “acontece anualmente como forma de recomposição da inflação referente ao ano anterior, visa o equilíbrio econômico-financeiro da empresa”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fins de comparação, a inflação usada como referência para reajustes salariais e previdenciários foi de 3,43%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ou seja: as contas subirão 5,79% e os salários em torno de 3,43%.
Goiás, segundo uma pesquisa realizada em 2017 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Sinis) do Ministério do Desenvolvimento Regional, já tinha a segunda tarifa de água mais cara do país.
Segundo a Saneago, a empresa utiliza uma“estrutura tarifária escalonada, privilegiando o cliente que possui um consumo consciente, pois quanto menor o consumo, menor é o valor da tarifa por metro cúbico”, não sendo possível, assim, calcular o quanto efetivamente é pago pelo metro cúbico da água no estado.
As 23 mil famílias beneficiadas pela tarifa social não sofrerão reajustes, segundo a companhia.
Thaysa Alves
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: