O processo de compra e venda de uma empresa, por menor que seja, ainda assim é muito trabalhoso. Desde o momento em que se decide que vai vender a corporação é necessário muito preparo, estudo e análise.
Isso por que, não é uma coisa que acontece da noite para o dia, na realidade, tende a ser demorado, pois, ninguém quer que haja confusão ou até mesmo erros em um momento tão importante e decisivo que pode arruinar e por a perder uma corporação que levou anos para ser construída.
No momento de compra, venda e fusão é muito comum ouvirmos a expressão “arruma a casa”, isso acontece, pois, não há expressão que melhor representa este momento, traçando um paralelo muito bobo e até supérfluo, é como em momentos que estamos para receber visitas, e damos aquela faxina na residência. O objetivo deste esforço não é esconder ou mascarar os problemas, mas sim, expor todas as qualidade e colocar as coisas do lugar, de modo que todo o potencial seja mostrado.
Não existe sequer a possibilidade de maquiar os problemas e defeitos, todos os números serão auditados e apresentar uma realidade fictícia logo cairá por terra.
Por um lado temos os compradores que desejam saber exatamente o que estão adquirindo e compreender com o que estão se comprometendo, de outro temos o vendedor, que deseja que o processo seja o mais rápido o possível.
Justamente por causa deste contexto, é necessário que o vendedor faça um extenso trabalho buscando pela venda. A palavra correta para ser utilizada é preparo, o vendedor precisa estar pronto para responder e explicar qualquer coisa que seja de interesse.
Se você deseja saber como se dá este processo desde os momentos iniciais e mais básicos como calcular valor de empresa, veio ao lugar certo.
Venda pela razão correta
O primeiro passo que deve sempre ser frisado a sua importância, a venda deve sempre ser transparente, com isso, logo o investidor vai saber o real motivo da venda.
Ou seja, você precisa ser claro, não há problemas em vender uma corporação, pois ela está passando por dificuldades, apesar de este ser o pior momento para buscar um aporte, muitos empresários e gestores o fazem, pois não veem perspectiva de melhora.
Vender uma corporação que está nos tempos de vacas magras, vai fazer com que haja muito menos investidores interessados e, além disso, as propostas serão muito abaixo do que poderia ser.
Saiba como vender
Em um processo tão demorado e trabalhoso como a aquisição de uma empresa, com toda certeza não adianta você possuir habilidades de vendedor, ao contrário do cenário convencional, as corporações são sempre compradas, vendidas ou mudadas, com base na razão, graças a toda complexidade.
Com isso em mente não tenha menor receio de contratar um profissional ou uma outra empresa que seja especialista neste ramo.
Um estudo recente indicou que as empresas que são preparadas para vendas por profissionais são vendidas de forma mais rápida e com valores superiores.
Contratos
Passando a parte da preparação onde vai ser necessário “arrumar a casa”, é hora de partir para a próxima etapa.
Estudar todos os contratos que seu negócio possui é um dos momentos mais importantes, se você deseja que a compra de seu negócio seja o mais rápida o possível, será muito útil você já deixar separado todos os papéis de sua empresa, certamente o comprador vai precisar olhar antes de pegar a caneta.
Tenha sempre em mente os contratos de locação, fornecedores, distribuidores, consultores, empréstimos, e saiba a duração e como está se dando o processo financeiro de cada um deles. Tenha tudo isso de forma clara, objetiva e organizada.
Seu departamento financeiro
Além dos valores de sua corporação, outra parte que sempre é muito visada durante o estudo de uma corporação são os demonstrativos financeiros dos últimos anos, 5 ou 10.
Forneça os relatórios de maneira real, precisa e completa. Prepare toda esta papelada e afins, antes mesmo do momento da venda. Isto deve fazer parte de toda a preparação, no qual você vai se alçar ao mercado em busca de um investidor.
Uma empresa que não possui uma boa gestão financeira é melhor que uma que não possua os demonstrativos e documentos.
Com isso em mente busque imediatamente por toda a documentação, desde os mais simples como a folha salarial até os mais completos como os demonstrativos da DARF.
Conheça o seu cliente
Para finalizar você pode melhorar muito a visão do seu comprador sobre o negócio com o simples ato de mostrar para ele todos os dados que você possui sobre os seus leads, clientes e possíveis clientes.
Com isso prepare uma lista com seus principais clientes e contratos, para que desde o momento do contato inicial o comprador conheça com o que ele está lidando.
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