Considerado patrimônio cultural imaterial de Pernambuco, o bolo de rolo é um doce delicado, preparado em camadas bem finas, polvilhado com açúcar e com recheio de goiaba.
A receita foi inspirada em um bolo português conhecido como “colchão de noiva”, mas a preparação levava amêndoa, um ingrediente que não é tão comum no Brasil. Por isso, a goiabada entrou na jogada e o doce se tornou um sucesso por todos os cantos do Brasil.
Docinhos com cara de Brasil
Apesar de a geleia de goiaba ser mais tradicional, a massa combina também com doce de leite, pamonha, paçoca, morango e brigadeiro.
O bolo de rolo é uma sobremesa que exige técnica e bastante paciência. No começo pode ser mais difícil. É comum que as primeiras camadas não fiquem perfeitas.
O segredo é confiar e seguir a receita. Ter todos os ingredientes separados e utensílios necessários à mão facilita o passo a passo”, explica Alessandra Pires, docente da área de Gastronomia e Alimentação.
A seguir, veja algumas dicas para preparar o famoso bolo pernambucano e receitas para se inspirar.
1. Siga a ordem dos ingredientes
Os ingredientes precisam ser incorporados em uma ordem específica. Primeiro, inclua a manteiga e o açúcar e bata até clarear. Depois adicione os ovos separadamente com a batedeira em velocidade bem baixa. Em seguida, acrescente a essência e por fim a farinha.
2. Olho na massa
Por ser bem leve, é preciso ficar bastante atento na hora de preparar a massa e atingir a consistência correta. Após incorporar os ingredientes da massa, troque a batedeira por um fuê. Em seguida, acrescente a farinha já peneirada e volte a bater. Quando estiver incorporada, bata novamente na batedeira.
O segredo para a base dessa massa é utilizar uma manteiga de boa qualidade e sem sal. Desta forma, a massa será espalhada uniformemente ao entrar no forno com mais facilidade”, completa Pires.
3. Escolha a forma ideal
Existe uma forma bem baixa específica para fazer bolo de rolo e rocambole. Mas algumas pessoas também podem fazer usando o fundo de uma forma retangular ou de rocambole bem estreita.
4. Atenção ao assar
O forno caseiro precisa estar sempre pré-aquecido em 250°C. A massa do bolo de rolo assa rapidamente. Assim que começar a perder o brilho e aparecer pequenas bolhas, está no ponto de retirar do forno.
Dependendo do forno, o tempo da massa é de 3 a 5 minutos. E é preciso tirar do forno e imediatamente passar o recheio nas camadas para enrolar. Não há problema em abrir o forno durante o preparo”, destaca Kátia D’ Angela, chef confeiteira.
5. Camadas iguais
É preciso pesar a massa e dividir em cinco partes. Use uma espátula para fazer as camadas da mesma espessura.
6. Não exagere no recheio
Logo que a massa sair do forno, coloque o recheio, ainda quente. Use novamente a espátula. É importante que o doce de leite ou goiabada esteja bem mole para espalhar bem na massa. Evite colocar muito recheio: é importante ter uma camada fina e uniforme.
7. Cuidados ao enrolar
A massa é bem estruturada, sendo assim, com cuidado e atenção é fácil de enrolar. Após rechear, vá enrolando com as duas mãos. Também é possível usar um tapete de silicone, folha teflonada ou até mesmo um pano de prato para facilitar o processo.
Ao enrolar, é comum achar que deu tudo errado. Mas é normal ficar todo irregular. Após uma hora na geladeira, é necessário cortar as pontas e assim é possível perceber que está tudo certo”, diz Pires.
8. Finalização perfeita
Depois de enrolar, finalize passando açúcar refinado ou cristal antes de embalar. A emenda deverá ficar para baixo e o açúcar salpicado em toda extensão da massa. Embale em celofane para manter a umidade do bolo.
Por Samantha Cerquetani
Foto Capa: Getty Images/iStockphoto
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br