Foto: Wesley Sousa - ASCOM/MCTI

A proposta concorre no edital da FINEP/MCTI de Parque Tecnológicos, lançado em 13 de dezembro, e que irá destinar R$ 180 milhões de recursos não-reembolsáveis do Fundo Verde Amarelo a projetos de parques em implantação ou em operação.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, recebeu na quarta-feira (27), na sede do MCTI, a visita de uma comitiva da cidade de Jataí (GO) composta pelo vice-prefeito, Geneilton Filho de Assis, o reitor da Universidade Federal de Jataí, Américo Nunes e o pró-reitor, Simério Carlos Silva da Cruz. Na pauta estava a apresentação do projeto de implementação do Parque Tecnológico na cidade.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

O ministro comentou sobre o projeto, que está inscrito no edital FINEP/MCTI para a implementação e desenvolvimento de parques tecnológicos. “No que for possível nós vamos ajudar, mas é preciso esperar o resultado final da chamada pública. A ideia é somar esforços, buscar parcerias com outros ministérios e órgãos para ajudar nessa questão”, ressaltou Paulo Alvim.

Para o vice-prefeito, Geneilton de Assis, a reunião foi produtiva e trouxe outras possibilidades por vários editais. “Vimos através das disponibilizações de vários editais, principalmente, o da FINEP, onde nós vamos conseguir recursos financeiros, que unidos e somados aos recursos que o município de Jataí, através da sua prefeitura, vai colocar também para que nós possamos de vez concretizar esse parque tecnológico em nossa cidade”, afirmou. “Porque nós vamos trazer muitas coisas, não só para os municípios da região, mas também pra região daquelas cidades vizinhas e do Centro-Oeste do Brasil”.

A Universidade Federal de Jataí vai ceder uma área de 40 hectares para a implantação do parque, avaliada hoje em 8 milhões de reais. “Com essa área a gente está pleiteando o edital da Finep, com parceria da prefeitura e da secretaria de desenvolvimento do Estado e a gente espera também a parceria da Ciência e Tecnologia e do próprio MEC. A ideia do parque tecnológico é a gente avançar no conhecimento, contribuir para inovação e a geração de produtos naquela região do sudoeste goiano”, disse o reitor.

Também estiveram presentes, o secretário de Empreendedorismo e Inovação, José Gustavo Gontijo, e o chefe de gabinete do senador Wanderlan Cardoso, João Balestra, representando o parlamentar.

Chamada Pública

A Finep/MCTI lançou em 13 de dezembro o edital Parques Tecnológicos que irá destinar R$ 180 milhões de recursos não reembolsáveis do Fundo Verde Amarelo a projetos de parques em implantação ou em operação. Serão levados em conta na análise, a capacidade em P&D dos parques, seu portfólio de novos produtos, o conjunto de empresas âncoras e a integração do tecido empresarial, bem como sua capacidade de atração de investimentos.

As apresentações orais dos projetos para a implementação dos Parques Tecnológicos começam no dia 2 de maio e no dia 14 de junho será publicado o resultado final.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Foto: Wesley Sousa – ASCOM/MCTI
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE