Começa campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa em Goiás

Agronegócio

Começou nesta quinta-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de Goiás. De acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a expectativa é que mais de 21 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos (búfalos), sejam vacinados até o dia 31 de maio.

TEste 2020 aac

Em Jataí, no sudoeste do estado, a venda de vacinas aumentou. Só na cidade a expectativa de imunização é para cerca de 250 mil animais. Os pecuaristas decidiram aproveitar o feriado do Dia do Trabalho para imunizar o gado. “Tem que começar logo para desenrolar as coisas. As pessoas deixam para a última hora e depois complica”, disse o pecuarista Ariovaldo Carvalho.

De acordo com a Agrodefesa, cada pecuarista deve apresentar ao órgão a nota fiscal da compra das vacinas e o certificado de vacinação. Os bois e búfalos de todas as idades devem ser imunizados. Quem não fizer o procedimento, será multado. “É uma multa de R$ 7 por cabeça de gado e nesse momento ele tem a ficha bloqueada e não pode movimentar a venda de animais e produtos. Então ele tem que fazer uma requisição de vacina, sendo que ela tem que ser acompanhada pelo serviço veterinário oficial”, explicou a fiscal Caroline Rocha.

O presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, afirma que o estado de Goiás não registra casos de febre aftosa há 19 anos e isso é fundamental para garantir as exportações de carne. “Por isso a nossa meta de vacinação é de 100% dos animais. Todos os anos, a auditoria que fazemos após a campanha, faz com que os produtores de conscientizem sobre a importância da imunização e dos problemas que a falta dela pode causar, já que eles ficam impedidos de comercializar quaisquer produtos de origem animal”, destacou.

Ainda segundo Antenor, a fiscalização também será intensificada. “Ontem acompanhamos o estoque das lojas. No final do mês a gente fecha os lotes e não se pode mais vender vacina, só com autorização da Agrodefesa. Aí passaremos a visitar as fazendas”, ressaltou.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera – Foto: Alex Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.