Automóvel Panorama Responde Top Geral

CNH Social: Quem tem esse direito?

Sem dúvida, conseguir a carteira de habilitação de graça é o sonho de muitos, mas nem todos tem direito a esse benefício...

Quem já pensou em tirar a carteira de motorista e desistiu assim que se deparou com os altos custos? Se você se identificou, provavelmente ficou curioso sobre o programa do governo CNH Social.

TEste 2020 aac

A Equipe Panorama resolveu esclarecer algumas dúvidas sobre o programa, especialmente sobre quem tem direito ao benefício. Confira:

O que é a CNH Social?

É um programa de inclusão criado pelo Governo do Estado por meio da lei 20.637/2019, que busca possibilitar à população de baixa renda a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como a adição ou mudança de categorias.

O candidato classificado terá todo o processo sem custo, com exceção das despesas de deslocamento.

Quem tem esse direito?

O programa possui três categorias: CNH Social Estudantil, CNH Social Urbana e CNH Social Rural.

Para a CNH Social Estudantil, os candidatos devem ter idade entre 18 e 25 anos, serem inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e devem ter cursado e concluído os três anos do Ensino Médio na rede pública, além de morar no Estado de Goiás. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior ao da inscrição no programa.

Já para concorrer para a CNH Social Urbana, devem ser moradores da área urbana de qualquer município goiano, maiores de 21 anos, inscritos no CadÚnico e com Ensino Fundamental concluído.

Quanto à CNH Social Rural, é preciso ser morador da zona rural de qualquer município goiano, maior de 21 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. É necessário possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive DAP Acessória emitida em Goiás.

Nenhum candidato pode ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito grave, gravíssima ou ser recorrente em infração média.

Como posso me inscrever?

Se você cumpriu os requisitos acima, pode realizar sua inscrição exclusivamente pelo site www.detran.go.gov.br até o dia 4 de janeiro de 2020.

Atenção! Já tratamos aqui no Portal sobre alguns golpes relacionados ao programa, fique ligado: Alerta: “CNH Gratuita” é tema de golpe no WhatsApp e faz vítimas jataienses

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

TEste 2020 aac
Abrir conversa
Precisa de ajuda?